Cerca de 300 funcionários da empresa Visum Sistemas Eletrônicos da planta localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) foram demitidos nesta semana, concluindo processo deflagrado no ano passado, quando a Asus interrompeu a parceria na produção de netbooks, por causa da concorrência acirrada. Primeiro, a Visum cortou pela metade os posto de trabalhos, mas desde então seguiu reduzindo o quadro por conta das dificuldades financeiras.
A decisão de encerrar as atividades foi comunicada ao sindicato da categoria em reunião realizada ontem. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares, de Aparelhos de Radiotransmissão, de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar, Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação de Curitiba e Região Metropolitana (Seletroar), não há nada que desabone a forma como a direção da empresa está conduzindo o encerramento das atividades. Em torno de 20 funcionários devem permanecer na planta de Curitiba para o cumprimento de licenças médicas ou para executar serviços de reparação e suporte para os demais clientes da Visum, como Positivo Informática e Britânia.
Qualificação
Ainda de acordo com o Seletroar, a empresa apresentou quatro empresas especializadas em recolocação profissional para atender os profissionais demitidos, além de manter por três meses alguns benefícios como o plano de saúde. Pela análise do sindicato, boa parte dessa mão-de-obra deve ser aproveitada por outras empresas da Grande Curitiba que procuram profissionais com qualificação voltada à montagem de componentes eletrônicos.
A outra planta da Visum, em Pato Branco, permanece operando sem ameaça de fechamento.
