Portas fechadas

Empresa de informática da CIC encerra atividades

Cerca de 300 funcionários da empresa Visum Sistemas Eletrônicos da planta localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) foram demitidos nesta semana, concluindo processo deflagrado no ano passado, quando a Asus interrompeu a parceria na produção de netbooks, por causa da concorrência acirrada. Primeiro, a Visum cortou pela metade os posto de trabalhos, mas desde então seguiu reduzindo o quadro por conta das dificuldades financeiras.

A decisão de encerrar as atividades foi comunicada ao sindicato da categoria em reunião realizada ontem. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares, de Aparelhos de Radiotransmissão, de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar, Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação de Curitiba e Região Metropolitana (Seletroar), não há nada que desabone a forma como a direção da empresa está conduzindo o encerramento das atividades. Em torno de 20 funcionários devem permanecer na planta de Curitiba para o cumprimento de licenças médicas ou para executar serviços de reparação e suporte para os demais clientes da Visum, como Positivo Informática e Britânia.

Qualificação

Ainda de acordo com o Seletroar, a empresa apresentou quatro empresas especializadas em recolocação profissional para atender os profissionais demitidos, além de manter por três meses alguns benefícios como o plano de saúde. Pela análise do sindicato, boa parte dessa mão-de-obra deve ser aproveitada por outras empresas da Grande Curitiba que procuram profissionais com qualificação voltada à montagem de componentes eletrônicos.

A outra planta da Visum, em Pato Branco, permanece operando sem ameaça de fechamento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna