Meio ambiente

Empresa de Curitiba é multada por jogar caliça no Rio Belém

Moradores do Boqueirão fotografaram restos de obras que são jogados no Rio Belém. Foto: Divulgação/SMCS
Moradores do Boqueirão fotografaram restos de obras que são jogados no Rio Belém. Foto: Divulgação/SMCS

Uma empresa de aluguel de caçambas foi multada em R$ 30 mil por despejar entulhos no Rio Belém neste sábado (12). A companhia fica no bairro Boqueirão, zona sul de Curitiba, próxima ao rio, e acabou denunciada por moradores da região, que fotografaram caminhões jogando os dejetos no curso d’água.

Um dos rios mais poluídos da cidade, o Belém corta boa parte da cidade e passa por pontos importantes de Curitiba como o Centro Cívico, o Parque São Lourenço e o Passeio Público chegando a seu trecho final no Boqueirão, onde deságua no Rio Iguaçu, o maior do estado.

Segundo a prefeitura de Curitiba, o local utilizado para o descarte fica no final da Rua Waldemar Loureiro de Campos, no cruzamento com a Rua Canal Belém, no Boqueirão. Equipes de fiscalização da Secretaria do meio Ambiente foram ao local da denúncia ainda na sexta-feira (11) e constataram a irregularidade. No sábado, fiscais foram à sede da empresa e fizeram a autuação. “Além da multa, a empresa foi notificada a fazer o recolhimento dos resíduos e destinar em local adequado”, explicou a secretária, Marilza de Oliveira Dias.

De acordo com a Secretaria, empresas deste tipo precisam de um licenciamento do órgão e devem destinar os resíduos coletados em áreas também licenciadas. A prefeitura orienta que denúncias dessa natureza podem ser feitas pela central da administração municipal, no telefone 156.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Moradores denunciam despejo irregular de esgoto em rios do Litoral do Paraná