Natureza

Em Curitiba, Amigos dos Rios plantam 51 mudas de árvores nas margens do Belém

Grupo do Amigo dos Rios fez um plantio de árvores próximo ao Rio Belém, com alunos da Escola Estadual Isolda Schmidt. Curitiba, 12/08/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Nesta sexta-feira (12), alunos da Escola Estadual Isolda Schmidt plantaram 51 mudas de árvores nativas da região às margens do Rio Belém, no Boqueirão, em Curitiba. A data coincidiu com o Dia Internacional da Juventude, que busca destacar a importância dos jovens na construção de um futuro promissor.

As mudas foram doadas pelo Horto da Barreirinha. O convite partiu do programa Amigo dos Rios, uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Sanepar pela recuperação ambiental dos rios da cidade, com a realização de obras de saneamento, limpeza e fiscalização, além de ações de educação ambiental e visitas técnicas.

+ Atenção turistas! Estufa do Jardim Botânico vai fechar temporariamente a partir desta segunda

De acordo com o representante do programa, Francisco Arantes, a ação desta sexta tem como objetivo incentivar a sustentabilidade e a conscientização da comunidade próxima ao Rio Belém. Desde 2019, o programa vem aumentando as áreas verdes da cidade e revitalizando bacias dos rios que cruzam a capital.

“Os plantios são feitos para a proteção dos rios, a revitalização da mata ciliar. No futuro, espera-se que essas árvores ajudem no microclima da cidade e que esses espaços voltem a ser um local de biodiversidade, onde pássaros se alimentam dos frutos e das sementes e roedores como a cutia e a capivara possam viver bem”, explica Francisco.

Para manter essas expectativas, ele destaca a importância da coletividade. O programa Amigos dos Rios incentiva a participação da comunidade em ações deste tipo e outras maneiras de auxiliar na preservação do meio ambiente. Seja separando lixo, fiscalizando sua rede de esgoto e caixa de gordura, e até mesmo denunciando comportamentos indevidos.

+ Viva Curitiba: Feira de livros, vinis, sessões de cinema e oficinas neste final de semana na Ópera de Arame

“De nada adianta realizar ações desse tipo sem que os moradores se envolvam no cuidado dessas árvores. Uma rua arborizada é muito mais agradável do que uma rua sem árvores. É preciso participar desta rede de preservação, por isso sempre visitamos as casas ao redor antes de realizar ações”, enfatiza.

Dia Nacional da Juventude

No dia 12 de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Juventude. A data busca dar visibilidade para os problemas enfrentados pelos jovens, além de destacar sua importância na construção de um futuro mais promissor.

Para a jovem estudante Nathaly Abreu de Souza, de 14 anos, pelo menos uma árvore deve ser plantada por dia para que esse futuro seja alcançado. Com a ação desta sexta-feira, ela já plantou duas. 

“Eu acredito que devemos devolver para natureza o que pegamos dela. Então, plantar essas mudas é o mínimo que podemos fazer. É importante que a escola incentive esse hábito”, destaca.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.