Vida animal

Bichos do Paraná: Curitiba celebra ano de nascimentos de animais ameaçados

Zoológico de Curitiba festeja o nascimento do macaco muriqui, ou mono-carvoeiro, espécie em risco de extinção. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
Zoológico de Curitiba festeja o nascimento do macaco muriqui, ou mono-carvoeiro, espécie em risco de extinção. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

O Zoológico de Curitiba e o Passeio Público passaram a virada do ano em festa: em 2018, nasceram 85 filhotes nos dois parques. Entre os nascimentos, alguns são de espécies ameaçadas de extinção, como os macacos das espécies mono-carvoeiro e aranha-de-cara-pintada, além de jacutinga e papagaios-de-peito-roxo.

Espécies vulneráveis, como os papagaios-cahuá e ararajubas também se reproduziram no ano passado. Lhamas, cervicapras, alpacas, cutias-da-amazônia também estão entre as novidades do berçário do zoológico em 2018.

O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna do zoológico, Edson Evaristo, explica que o nascimento de tantos bichos é resultado da dedicação da equipe no trabalho de reprodução de espécies fora da natureza. “Recentemente, o zoo de Curitiba passou a integrar grupos nacionais para conservação, o que reforça a vocação e estimula mais casos de sucesso”, enfatiza.

O Zoológico de Curitiba foi o primeiro do País a fazer a reprodução em cativeiro do papagaio-chauá. E teve grande sucesso na reprodução e soltura dos papagaios-de-peito-roxo. Seis aves da espécie foram para a vida livre em 2015, no Parque Natural das Araucárias, em Santa Catarina. Os animais soltos são monitorados anualmente com a ajuda de um radiocolar.

Papagaios em reprodução, no Zoológico do Parque Iguaçú. Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Papagaios em reprodução, no Zoológico do Parque Iguaçú. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

O Zoológico de Curitiba fica na Rua João Miqueletto, s/n, no Alto Boqueirão. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. Já o Passeio Público fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro, e funciona todos os dias das 6h às 20h.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Novo parque na região de Curitiba é opção de pesca e lazer para as famílias