Raríssimo

Eclipse da ‘Lua de Sangue’ e marte mais próxima da terra nesta sexta-feira

Os curitibanos poderão acompanhar pela primeira vez na história a ocorrência de dois fenômenos astronômicos raros no céu da região de Curitiba nesta sexta-feira (27). Além do eclipse da chamada “Lua de Sangue”, quando a sombra da Terra é projetada no nosso satélite natural e ganha tons avermelhados pelo desvio da luz na nossa atmosfera, o planeta Marte estará no ápice de sua aproximação com nosso planeta e estará perfeitamente visível no céu.

O eclipse da Lua é chamado de “maior eclipse lunar do século XXI” e poderá ser visto em todo o país. No entanto, na região de Curitiba, a Lua só vai surgir no horizonte no finalzinho da tarde, quando o eclipse propriamente dito já estiver no meio. A Lua ficará encoberta totalmente por cerca de uma hora e meia, segundo o Observatório Nacional.

+ Leia também: “Nenhuma mãe merece passar por isso”, diz Yared sobre morte de Bernardo Carli

“A Lua vai nascer no nosso horizonte, no Leste, às 17h47 e o eclipse estará no meio de um processo iniciado por volta das 15h. Será o maior do século, mas nós só vamos ver uma parte dele”, explicou Bertoldo Schneider Junior, coordenador do Clube de Astronomia da UTFPR. A partir das 18h15 a sombra começa a sair e às 19h17 a Lua voltará a ficar iluminada.

A notícia do eclipse “quase não é novidade”. O que pouca gente sabe é que Marte estará 4 vezes mais perto da Terra, fenômeno que só acontece a cada 15 anos. “Quem olhar para a direita da Lua, um pouco mais para cima, vai ver Marte 20 vezes mais brilhante e 3 a 4 vezes maior em diâmetro que o comum”, diz Schneider.

+ Caçadores de Notícias: Japonês da Federal revela intimidade da operação Lava-Jato

Questionado sobre a possibilidade destes fenômenos já terem acontecido simultaneamente e de voltarem a acontecer juntos, Schneider riu. “É muito difícil. Não acredito que tenham acontecido não”, falou, exaltando a importância do fato para a astronomia. “Se o horizonte estiver limpo, será um brilho diferente, vermelho. Uma bela visão”, completou.

Simepar

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão para o interior do Paraná é de tempo aberto e céu limpo. Mas, para Curitiba, há previsão de certa nebulosidade. Entre as 18 e 19h desta sexta-feira, o Simepar prevê poucas nuvens no céu curitibano.

Se você conseguir tirar uma foto bem bonita do eclipse, manda pra gente. Ela pode ser publicada no Instagram da Tribuna do Paraná.

“Uber da unha”