Desembarcar de uma linha de ônibus e embarcar em outra sem pagar nova passagem, em Curitiba, não é uma prática exclusiva dos terminais. Chamada de integração temporal, a troca gratuita entre coletivos acontece em algumas linhas da cidade fora de terminais, permitindo uma economia no valor da passagem para quem precisar percorrer trechos mais longos.

continua após a publicidade

Pelo menos cinco tipos de integração são oferecidas na capital, incluindo, por exemplo, a possibilidade de haver um intervalo de até duas horas entre a entrada no primeiro ônibus e a entrada no segundo. Outra função da integração é facilitar o acesso às Ruas da Cidadania, onde passageiros de ônibus fazem um registro para poder continuar a partir dali sem pagar outra passagem.

Para usar o benefício, basta ter o cartão transporte da Urbs como forma de pagamento da passagem. Em várias linhas, a validação acontece apenas batendo o cartão no próximo ônibus. Em outros trechos, como os próximos à Ruas da Cidadania, é preciso encostar o cartão em um validador de entrada antes de ingressar em outro veículo.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, a integração temporal tem 600 mil usos por ano, e o plano é ampliar a abrangência da prática para mais linhas.

continua após a publicidade

Conheça as integrações temporais da cidade:

Santa Quitéria

Na estação-tubo Santa Quitéria, os passageiros da linha Vila Velha/ Buriti podem usar a linha Inter 2 ou a Fazendinha/Guadalupe sem pagar nova tarifa. Para isso, basta passar o cartão transporte na entrada no tubo.

continua após a publicidade

Especial Horário de Ônibus: confira os horários, os itinerários, onde está seu ônibus e o mapa com todos os pontos de Curitiba

Quando o passageiro sair do Inter 2 para pegar o Vilha Velha/ Buriti, enquanto isso, é preciso passar o cartão transporte em um validador dentro do tubo Santa Quitéria. Em seguida, basta seguir para o ponto – ao lado da via exclusiva para os ligeirinhos – e embarcar no ônibus convencional, e passar o cartão-transporte no validador do segundo veículo .

Tempo de integração: uma hora.

Linha Verde

Ao longo da Linha Verde, trecho da BR-116 na parte Sul da cidade, cinco estações-tubo têm integração temporal. São elas: São Pedro, Marechal Floriano, Fanny, Santa Bernadethe e Xaxim.

Nesse caso a regra de integração é válida de um tubo para o outro. Isso significa que passageiros de linhas que desembarquem em alguma das estações participantes podem mudar o trajeto embarcando no tubo do outro lado da via.

Tempo de integração: cinco minutos.

Jardim do Arroio e Raposo Tavares

Na região Norte da cidade, são duas opções de integração temporal entre linhas. Uma delas liga a linha Jardim do Arroio às linhas São Benedito e Santa Cândida/Santa Felicidade, permitindo o deslocamento até os terminais da Barreirinha ou do Santa Cândida. Para usar o benefício nesses ônibus, é preciso desembarcar e embarcar em pontos em comum entre as linhas, na rua Teodoro Makiolka.

A outra opção é entre as linhas Raposo Tavares e Jardim Ipê. Moradores da região da rua Raposo Tavares, no bairro Lamenha Pequena, chegarem ao Terminal Santa Felicidade sem pagar mais uma tarifa.

Tempo de integração: uma hora e 30 minutos.

Interbairros I

Diferentemente das demais integrações temporais possíveis na cidade, que são feitas a partir de pontos determinados, a linha Interbairros I permite integração em qualquer ponto do sistema, seja ônibus na rua, estações-tubo ou terminais. A prática é válida tanto para quem está no Interbairros I e deseja entrar em outra linha quando o contrário.

Tempo de integração: duas horas.

Ruas da Cidadania

A integração do transporte com as Ruas da Cidadania funciona nos terminais Pinheirinho, Carmo, Santa Felicidade, Fazendinha, Capão Raso (Shopping Popular), Capão da Imbuia, Tatuquara e na Rua da Cidadania Boa Vista, pela estação-tubo Fernando de Noronha.

Nas Ruas da Cidadania existem validadores de cartão-transporte, onde o passageiro encosta o cartão para registrar entrada e saída.

Tempo de integração: duas horas.