integração

É possível trocar de ônibus sem pagar duas passagens em Curitiba

Integração temporária permite curitibanos economizarem na passagem. Foto: Daniel Caron.
Integração temporária permite curitibanos economizarem na passagem. Foto: Daniel Caron.

Desembarcar de uma linha de ônibus e embarcar em outra sem pagar nova passagem, em Curitiba, não é uma prática exclusiva dos terminais. Chamada de integração temporal, a troca gratuita entre coletivos acontece em algumas linhas da cidade fora de terminais, permitindo uma economia no valor da passagem para quem precisar percorrer trechos mais longos.

Pelo menos cinco tipos de integração são oferecidas na capital, incluindo, por exemplo, a possibilidade de haver um intervalo de até duas horas entre a entrada no primeiro ônibus e a entrada no segundo. Outra função da integração é facilitar o acesso às Ruas da Cidadania, onde passageiros de ônibus fazem um registro para poder continuar a partir dali sem pagar outra passagem.

Para usar o benefício, basta ter o cartão transporte da Urbs como forma de pagamento da passagem. Em várias linhas, a validação acontece apenas batendo o cartão no próximo ônibus. Em outros trechos, como os próximos à Ruas da Cidadania, é preciso encostar o cartão em um validador de entrada antes de ingressar em outro veículo.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, a integração temporal tem 600 mil usos por ano, e o plano é ampliar a abrangência da prática para mais linhas.

Conheça as integrações temporais da cidade:

Santa Quitéria

Na estação-tubo Santa Quitéria, os passageiros da linha Vila Velha/ Buriti podem usar a linha Inter 2 ou a Fazendinha/Guadalupe sem pagar nova tarifa. Para isso, basta passar o cartão transporte na entrada no tubo.

Especial Horário de Ônibus: confira os horários, os itinerários, onde está seu ônibus e o mapa com todos os pontos de Curitiba

Quando o passageiro sair do Inter 2 para pegar o Vilha Velha/ Buriti, enquanto isso, é preciso passar o cartão transporte em um validador dentro do tubo Santa Quitéria. Em seguida, basta seguir para o ponto – ao lado da via exclusiva para os ligeirinhos – e embarcar no ônibus convencional, e passar o cartão-transporte no validador do segundo veículo .

Tempo de integração: uma hora.

Linha Verde

Ao longo da Linha Verde, trecho da BR-116 na parte Sul da cidade, cinco estações-tubo têm integração temporal. São elas: São Pedro, Marechal Floriano, Fanny, Santa Bernadethe e Xaxim.

Nesse caso a regra de integração é válida de um tubo para o outro. Isso significa que passageiros de linhas que desembarquem em alguma das estações participantes podem mudar o trajeto embarcando no tubo do outro lado da via.

Tempo de integração: cinco minutos.

Jardim do Arroio e Raposo Tavares

Na região Norte da cidade, são duas opções de integração temporal entre linhas. Uma delas liga a linha Jardim do Arroio às linhas São Benedito e Santa Cândida/Santa Felicidade, permitindo o deslocamento até os terminais da Barreirinha ou do Santa Cândida. Para usar o benefício nesses ônibus, é preciso desembarcar e embarcar em pontos em comum entre as linhas, na rua Teodoro Makiolka.

A outra opção é entre as linhas Raposo Tavares e Jardim Ipê. Moradores da região da rua Raposo Tavares, no bairro Lamenha Pequena, chegarem ao Terminal Santa Felicidade sem pagar mais uma tarifa.

Tempo de integração: uma hora e 30 minutos.

Interbairros I

Diferentemente das demais integrações temporais possíveis na cidade, que são feitas a partir de pontos determinados, a linha Interbairros I permite integração em qualquer ponto do sistema, seja ônibus na rua, estações-tubo ou terminais. A prática é válida tanto para quem está no Interbairros I e deseja entrar em outra linha quando o contrário.

Tempo de integração: duas horas.

Ruas da Cidadania

A integração do transporte com as Ruas da Cidadania funciona nos terminais Pinheirinho, Carmo, Santa Felicidade, Fazendinha, Capão Raso (Shopping Popular), Capão da Imbuia, Tatuquara e na Rua da Cidadania Boa Vista, pela estação-tubo Fernando de Noronha.

Nas Ruas da Cidadania existem validadores de cartão-transporte, onde o passageiro encosta o cartão para registrar entrada e saída.

Tempo de integração: duas horas.