Ducci anuncia instalação de novo parque

O prefeito Luciano Ducci anunciou na manhã da última sexta-feira (16) que Curitiba ganhará em breve um novo parque: o Vista Alegre das Mercês. Serão 100 mil metros quadrados de área total, entre as ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, da nova área verde e de lazer da cidade, que contará com dois estacionamentos, portal de acesso, recantos, trilha e um lago.

Somado ao Parque da Imigração, que está em obras e aos da Vila Rigoni, na Fazendinha e Bernardo Meyer, na CIC, o novo espaço nas Mercês será o 25º parque da cidade.

O anúncio foi feito na inauguração da praça implantada numa antiga área de lazer do bairro São Braz que foi reformulada e recebeu o nome de Praça Dr. Manoel Lourenço Branco.

“A revitalização desta área é importante principalmente para motivar as crianças que moram na região ao esporte e ao lazer”, disse o prefeito. Ele comentou que as 455 praças da cidade, além de todos os outros equipamentos públicos de esporte e lazer, são um diferencial de Curitiba. “Em breve teremos três novos parques, incluindo o da Vista Alegre das Mercês que deverá ter as obras iniciadas ainda neste ano”, disse Luciano Ducci.

Existem hoje 21 parques na cidade, além do Parque da Imigração Japonesa, com inauguração prevista para o mês de junho. Dois estão em fase de licitação: um na Vila Rigoni, Fazendinha, e outro na Rua Bernardo Meyer, na CIC, ao longo do rio. Ambos irão compor o Parque Linear do Barigui.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, informou que o edital para a licitação da primeira etapa de obras do Parque Vista Alegre das Mercês deve ser aberto em abril e a previsão de início das obras é para o mês de junho.

O custo previsto da obra é de R$ 2 milhões e haverá uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o governo do Estado do Paraná. Na primeira etapa de obras serão feitos os dois estacionamentos, o portal de acesso, recantos, as trilhas e delimitada a conformação do lago.

São Braz – Ainda na sexta-feira (16), a esquina das ruas Durval Pinto Cordeiro e Eduardo Jarnick, no São Braz amanheceu em festa. A antiga área de lazer do bairro foi reformulada e recebeu o nome de Praça Dr. Manoel Lourenço Branco.

O local ganhou um novo playground, com iluminação, além de área de estar com bancos, pintura do muro e calçada, entre outras benfeitorias. A praça conta ainda com duas canchas de futebol de areia.

Homenageado – O gaúcho Manoel Lourenço Branco chegou a Curitiba em 1945. Foi Oficial do Exército, médico veterinário e professor da Universidade do Paraná e de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas.

“Ele foi sempre uma pessoa muito dedicada à comunidade. É uma alegria ver uma homenagem como esta ao meu amigo, que agora passa a ser o nome de uma importante praça”, disse o médico psiquiatra aposentado Paulo de Tarso Montserrat, 89 anos, que foi compadre e conviveu por muitos anos com Manoel Lourenço Branco.

A filha do homenageado, a professora Clotilde Lurdes Branco Germiniani, fez um discurso emocionado. “Agradeço à Prefeitura pela bela homenagem à memória de um cidadão que deixou a imagem da integridade e de amor ao trabalho”, disse.

Também participaram da solenidade os secretários municipais Horácio Monteschio, de Assuntos Metropolitanos; e Fernando Guedes, de Relações com a Comunidade; além da administradora regional de Santa Felicidade, Inês Hartl; o presidente da Cohab, Ibson Campos, e os vereadores Julieta Reis e Valdemir Soares.

Fernão Dias – Também no bairro São Braz, o prefeito Luciano Ducci visitou nesta o jardinete do Conjunto Fernão Dias. “Isso aqui antes era uma praça abandonada, que foi reativada e revitalizada pela Prefeitura”, explicou a presidente da Associação de Moradores, Elizabete Bartapelli.

O diretor do departamento de Praças e Parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Renato Nicol,au, explicou que o local ganhou nova calçada. “Foi um pedido da própria comunidade, que fizemos questão de atender”, disse.

Outro ganho para a comunidade do local foi a alteração da parada de ônibus da Linha Montana, que agora passa a ser no novo jardinete. “Isso trará grande melhorias no dia a dia dos moradores”, comentou Elizabete.