Melhorias

Lago do Parque Bacacheri recebe obras de dragagem pra evitar enchentes

Foto: Divulgação/SMCS/Luiz Costa /SMCS

Pensando em evitar enchentes, por meio da contenção das cheias, a Prefeitura de Curitiba deu início às obras de dragagem do lado do Parque General Iberê de Matos, o Parque Bacacheri. Este é o terceiro lago urbano da cidade a receber os serviços, que têm investimento total de R$ 3 milhões. A previsão é de que a dragagem seja finalizada em cinco meses.

A dragagem funciona com a retirada do material orgânico depositado no fundo dos lagos, formado, principalmente, pelas chuvas, que movimentam terra, folhas, galhos e areia. As equipes já concluíram os trabalhos no Parque São Lourenço e atuam também no Parque Barigui, com previsão de conclusão em setembro de 2020. Ainda devem ser dragados os lagos do Bosque Alemão e do Parque Barreirinha.

+Leia também: Estrada Graciosa terá bloqueio total no próximo sábado (21). Saiba mais!

Amigo dos Rios

Os trabalhos fazem parte do programa Amigo dos Rios, que teve origem na aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, em dezembro de 2017, e no novo contrato de saneamento da cidade, firmado em junho de 2018 com a Sanepar. O novo contrato garante investimentos de R$ 3,5 bilhões em 30 anos, além de repasses para o Fundo Municipal de Saneamento Básico, que financia as ações de fiscalização e educação ambiental.

Além de obras de modernização e ampliação de rede, são realizadas ações sensibilização envolvendo todos os setores da comunidade. O Amigo dos Rios prioriza ações na Bacia do Rio Belém, com fiscalização de ligações de redes de esgoto e ações de Educação Ambiental e formação de comitês de representantes da sociedade para multiplicar a sensibilização para a conservação.

Calor volta a Curitiba nesta semana! Previsão aponta máxima de 31 graus!