Dom Moacyr Vitti celebra seus 72 anos com missa na Catedral

Dom Moacyr Vitti, arcebispo da Arquidiocese, celebrou seus 72 anos na noite do último dia 30 de novembro com uma Missa solene na Catedral Basílica Nsa. Sra. da Luz dos Pinhais.

Emocionado com o carinho da comunidade, agradeceu a Deus pelo dom da sua vida e pela educação que recebeu de seus pais, João Vitti e Sophia Vitti, já falecidos. “Tive pais cheios de fé, que mesmo na humildade lutaram para criar bem os seus filhos”.

Nascido em Piracicaba (SP), Dom Moacyr retornou às suas origens em 2002, já empossado como bispo de sua cidade natal, onde permaneceu até 2004. “Tive a oportunidade de ser bispo do meu povo por dois anos, mas Deus me chamou de volta a Curitiba para suceder Dom Pedro Fedalto. E que responsabilidade foi sucedê-lo”, brincou com o arcebispo emérito que governou a Arquidiocese por 33 anos.

Dom Moacyr recebeu diversas homenagens, de autoridades civis e religiosas, e mostrou-se animado em continuar com sua missão de pastor da Arquidiocese.

Participaram da celebração padres do clero arquidiocesano, os bispos auxiliares, Dom João Carlos Seneme e Dom Rafael Biernaski, o arcebispo emérito, Dom Pedro Fedalto, o presidente da CNBB do Paraná, Dom João Bosco e o bispo de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi. Ao final, Dom Moacyr recebeu os cumprimentos da comunidade.

Sobre o arcebispo

Dom Moacyr nasceu no dia 30 de novembro de 1940 em Piracicaba – SP. Entrou para o Seminário em 17 de janeiro de 1953. Estudou em Ribeirão Preto, fez o noviciado em 1960 e a primeira profissão religiosa em Casa Branca – SP. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas.

Fez sua Profissão Perpétua em 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade em Campinas – SP, no ano de 1967. Trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos em Roma e, em seguida, Provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.

Doutorou-se em Teologia na Universidade “Angelicum” de Roma. Foi nomeado pelo Vaticano como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba em 18 de novembro de 1987. Sua ordenação episcopal realizou-se em Americana- SP, em 1988.

A nomeação de Bispo Diocesano de Piracicaba foi no dia 15 de maio de 2002, no ano Jubilar de Ouro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

A 19 de maio de 2004 foi nomeado Arcebispo de Curitiba, tomando posse a 18 de junho, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.