Linha e agulha

Dia Mundial do Crochê é celebrado com mega-evento em Curitiba

No dia 12 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Crochê, arte de criar roupas, acessórios e diversos outros objetos com linhas e agulha. Este tipo de trabalho manual conquistou gerações e é uma atividade que estimula a criatividade, beneficia a saúde (afasta a ansiedade e a depressão, principalmente) e ainda promove o empreendedorismo como uma possibilidade de fonte de renda. Para comemorar a data, Curitiba vai sediar diversos eventos e oficinas, que ensinarão a arte gratuitamente.

Um dos encontros ocorrerá na Praça Oswaldo Cruz, em Curitiba, e está sendo organizado pela ONG Lucianas e Marias. O evento ocorrerá das 8h30 às 17h e reunirá 400 crocheteiros em exposições e oficinas. O evento é aberto à visitação pública. Apenas as oficinas serão fechadas aos participantes inscritos (informações e inscrições pelo telefone 41 – 99616-1505. Custo: um quilo de alimento não perecível). As oficinas de crochê acontecerão na quadra do ginásio de esportes da Praça Oswaldo Cruz. São duas turmas: 200 pessoas pela manhã e a outra metade à tarde.

Obras de artistas locais, como Cláudia Lara, Eliana Brasil e outras que trabalham com elementos de tecelagem e crochês, ficarão expostas nesse dia. Uma araucária de crochê, com 2,7 metros de altura, e um homem em tamanho real foram especialmente confeccionados para o evento. Intervenções com linhas, barbantes e peças de crochê serão instaladas por dentro e por fora da praça.

Quatro dias de oficinas

Luciana é uma das organizadoras do evento que celebra o Dia Mundial do Crochê. Foto: Arquivo pessoal
Luciana é uma das organizadoras do evento que celebra o Dia Mundial do Crochê. Foto: Arquivo pessoal

Já a empresa Círculo S/A, maior fabricante de produtos para trabalhos manuais da América Latina, esta organizando workshops nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro em diferentes lugares de Curitiba para celebrar a data. O maior deles será no dia 14 de setembro no Parcão, no Centro Cívico, em Curitiba, às 14h.

No dia 11 de setembro a professora Elisangela Guia vai ensinar o passo a passo para quem quiser aprender a confeccionar peças em amigurumi. Será nos Armarinhos Nodari, das 14h às 17h. Já no dia 12 de setembro serão realizados quatro workshops nos seguintes lugares: Lojas Ases (14h às 17h), Safira Armarinhos (13h30min às 16h30min), Armarinho Gustapão (14h às 17h) e Armarinhos Dum Dum (das 14h às 17h). Os interessados aprenderão a confeccionar peças de moda e decoração com professoras experientes na técnica do crochê. A professora Rosiley Bertolla ensinará a produzir um casaco casulo no dia 13 de setembro, nos Armarinhos Nodari, no Centro. As inscrições são feitas nas respectivas lojas que receberão os workshops. As aulas são gratuitas, porém mediante a compra dos materiais necessários para o curso no próprio local do evento.

No sábado (14/9) as professoras Didi Melo, Elisangela Guia, Cris Prata, Rosiley Bertolla e Luana Jaworski estarão no Parcão para ensinar a confeccionar uma ecobag em crochê. Não é necessário realizar inscrição com antecedência, basta comparecer no Parcão no horário previsto. É recomendado que todos os interessados em participar levem sua cadeira de praia ou toalha para se acomodar e seus próprios materiais.

O material usado na aula neste dia será doado pela Círculo S/A para as primeiras 100 pessoas que chegarem ao local. Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data, que será comunicada posteriormente pela organização.

Oficinas da Círculo S/A (todos em Curitiba)

Workshop com a professora Elisangela Guia
Quarta11/9 – 14h às 17h
Onde: Armarinhos Nodari – Rua José Loureiro, 370, Centro
Informações: (41) 3016-5115
Inscrição: O curso de crochê será gratuito mediante a compra de material na loja realizadora do evento.

Workshop gratuito com a professora Didi Melo
Quinta 12/9 –14h às 17h
Onde: Lojas Ases – Shopping Popular. Avenida República Argentina, 5259, Novo Mundo
Informações: (41) 32484675
Inscrição: o curso de crochê será gratuito mediante a compra de material na loja realizadora do evento

Workshop com as professoras Rosiley Bertolla e Cris Prata
Quinta 12/9 – 13h30min às 16h30min
Onde: Safira Armarinhos – Praça Generoso Marques, 138, Centro
Informações: (41) 3013-3110
Inscrição: o curso de crochê será gratuito mediante a compra de material na loja realizadora do evento

Workshop com a professora Elisangela Guia
Quinta 12/9 – 14h às 17h
Onde: Armarinho Gustapão – Rua Cel. Francisco H Do Santos, 951, Jardim das Américas
Informações: (41) 3267-3520
Inscrição: workshop especial com o fio Amigurumi Maxi. O curso é gratuito mediante a compra do material na loja realizadora do evento.

Workshop com a professora Cris Prata
Quinta 12/9 – 14h às 17h
Onde: Armarinhos Dum Dum – Rua Salomão Guelmann, 85, Novo Mundo
Informações: (41) 35691902/ (41) 99629-0628
Inscrição: o curso é gratuito mediante a compra do material na loja realizadora do evento.
Nesse dia a loja vai abrir um espaço para os artesãos que queiram expor seus trabalhos, trocar experiência e vender seus produtos.

Workshop com a professora Rosiley Bertolla
Sexta 13/9 – 13h às 16h
Onde: Armarinhos Nodari – Rua José Loureiro, 370, Centro
Informações: (41) 3016-5115
Inscrição: O curso de crochê será gratuito mediante a compra de material na loja realizadora do evento.

Workshop gratuito Dia Mundial do Crochê no Parcão
Sábado 14/9, a partir das 14h
Onde: Parcão (atrás do Museu do Olho) – Rua Mal. Hermes, 999, Centro Cívico
Não há inscrição, kits gratuitos para os primeiros 100 participantes.

Amigas de Curitiba apostam na paixão pelo tricô para ganhar dinheiro na internet