tempo bom

Dia do Trabalho será de sol e calor no Paraná

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O tempo em Curitiba e nas demais regiões do Paraná e de Santa Catarina não deve sofrer grandes mudanças neste fim de semana que antecede o feriado de 1º de Maio. Segundo o Instituto Simepar, o clima continua estável, com as manhãs começando um pouco mais frias e com o sol e calor predominando durante boa parte do dia. O mesmo vale para o litoral e o interior, o que é ótimo para quem vai pegar a estrada e aproveitar os dias prolongados de descanso com a família e os amigos.

No sábado (28), Curitiba ainda amanhece com o nevoeiro dos últimos dias, mas o sol abre antes das 9h. Segundo o Simepar, não há previsão de chuva e a temperatura mínima prevista para a capital é de 12°C, com máxima chegando a 28°C. No domingo (29), o clima seco continua. A única mudança é uma leve queda nos termômetros, com a máxima beirando os 25°C.

“Só esperamos uma mudança mais significativa no clima do estado para depois do feriado do Dia do Trabalhador, quando uma frente fria deve avançar sobre o continente, trazendo chuvas a partir da quarta-feira (2/05). Por enquanto, a dica é deixar o protetor solar sempre por perto”, diz Tarcísio Valentim da Costa, meteorologista do Simepar.

Leia mais: Vai viajar no feriado? Confira como estão as estradas antes de sair

Litoral e interior

Assim como em Curitiba, quem viaja para o Litoral ou ao interior do estado também vai aproveitar o tempo bom. O calor elevado e ausência das chuvas possibilitam que os registros de umidade sejam baixos. Nas praias, o sol prevalece e as temperaturas estarão elevadas na maior parte do tempo. No sábado, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, a máxima pode chegar a 30°C. No domingo, esfria um pouco, e os termômetros variam entre 21°C e 25°C.

No interior, além do tempo aberto, as máximas sobem bastante em relação aos últimos dias. No sábado, em Foz do Iguaçu, a máxima deve chegar aos 35°C. Na região de Maringá e Umuarama, os termômetros chegam a 34°C. No domingo, as temperaturas devem baixar na maioria das regiões.

Santa Catarina

Como de costume, muitos moradores de Curitiba viajam para aproveitar o feriado prolongado em Santa Catarina. O clima no estado vizinho deverá ser parecido com o do Paraná. O sol predomina e o fim de semana deve apresentar temperaturas elevadas, principalmente no sábado, quando os termômetros se aproximam dos 34°C em pontos mais ao Sul de Santa Catarina.

Em Florianópolis, no entanto, com o aumento do calor, há uma pequena possibilidade de chuvas isoladas no fim da tarde de sábado. Já no domingo, a previsão é de tempo bom durante todo o dia.

Ao longo do fim de semana em Santa Catarina, até a chegada do feriado, a previsão é de que se tenha pouca mudança significativa no clima.

Vai ficar em Curitiba no feriado? Veja o que abre e o que fecha!