Recesso

Você sabe por que o dia 8 de setembro também é feriado em Curitiba?

Foto: Divulgação/SMCS

Neste ano, o dia 8 de setembro cai em um sábado. Talvez por isso, pouca gente vai lembrar que nesta data também é feriado em Curitiba. Mas, para quem trabalha no sábado, essa informação faz muita diferença, pois possibilita emendar o feriado de 7 se setembro, Dia da Independência, celebrado na sexta-feira, com o fim de semana.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Por que dia 8 de setembro é feriado em Curitiba?

Muita gente acha que 8 de setembro é o aniversário de Curitiba, estão enganados, pois o aniversário da do município é comemorado no dia 29  de março. No dia 8 de setembro, celebra-se o Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que também dá nome à principal paróquia da capital, sediada na Catedral Metropolitana de Curitiba.

350 anos da padroeira de Curitiba

Inclusive, em 2018, comemora-se 350 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, a instituição mais antiga da cidade, criada em 1668, 25 antes da oficialização da fundação da própria cidade. A comemoração terá início com uma missa especial no dia 8, às 10h, quando a Catedral receberá uma imagem da Santa feita em terracota – a primeira imagem de Nossa Senhora da Luz a ocupar a capela onde hoje está a Catedral.

De acordo com informações da Arquidiocese, a imagem é histórica: foi trazida de São Paulo pelos povoadores em meados do século XVII e hoje pertence ao acervo do Museu Paranaense. Ficará na Catedral de 8 de setembro de 2018 até 30 de setembro de 2019 – aniversário de 125 anos da instalação da Diocese de Curitiba, que aconteceu com a posse de seu primeiro bispo, Dom José de Camargo Barros -, período em que a Arquidiocese celebra um ano jubilar pelos 350 anos de história da paróquia que atualmente é a Catedral.

Após chuva logo cedo, frio chega pra ficar em Curitiba. Veja a previsão!