Feriadão

Dia 8 de setembro é feriado em Curitiba? Mas por quê?

Dia 8 de setembro é feriado em Curitiba
Catedral Basilica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Dia 8 de setembro é o Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba. Neste dia, por opção do próprio município, em 24 de agosto de 1967, em lei regulamentada pelo prefeito em exercício e presidente da Câmara dos Vereadores Acyr José, foi instituído feriado municipal. Na maioria dos municípios brasileiros, é feriado no dia de fundação da cidade (em Curitiba, dia 29 de março), o que não acontece na capital paranaense.

O “feriadão” da independência, emendando o 8 com o dia 7 (feriado nacional), é uma tradição típica local. Em 2022, no dia 9 de setembro (sexta-feira) foi determinada suspensão de expediente na Prefeitura de Curitiba.

História da padroeira

Segundo a Arquidiocese de Curitiba, a cidade. se iniciou em torno de uma capela, onde a Mãe da Luz era venerada pelos seus inúmeros milagres. Conta a história que na segunda metade do século XVII foi encontrada uma pequena povoação no sítio dos Pinhais, onde em 1659 seria fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz, local em que foi erguida uma capela.

+ Leia mais: Feriado será com chuva em Curitiba. Veja na previsão quando o tempo melhora!

Com o passar do tempo notaram que a imagem da Virgem tinha sempre os olhos voltados para os campos aos quais os índios chamavam de Curitiba, Pinhais, em tupi-guarani. Aquela região era habitada pelos índios de etnia caingangues. Tal foi a insistência da Virgem, que os sertanejos resolveram sondar a possibilidade da conquista do sítio. Armados como para uma guerra seguiram para a esplanada dominada pelos caingangues, prontos para o combate.

Em vez do previsível combate, o que ocorreu foi a acolhedora recepção oferecida pelo cacique Gralha Branca, ou Araxó. Os índios concordaram em ceder amigavelmente o terreno aos desbravadores, e o cacique tomou sua vara, símbolo do mando, enterrando-a no local que viria a ser a praça central da futura cidade. Muito simbolicamente, dita vara, ao chegar a primavera, voltou a desabrochar, dando galhos e flores. Nesse local – hoje Praça Tiradentes – foi erguida em 1668 a igreja em honra a Nossa Senhora da Luz.

Os feriados

Os feriados civis e religiosos no Brasil são determinados pela lei nº 9.093/95, assim como pela Constituição Federal de 1988. Ambas reforçam que cabe à União declarar os feriados, porém, os municípios e estados têm papel na escolha dos dias. Durante esses dias, os funcionários têm direito de não irem trabalhar.

+ Veja mais: Nota Paraná faz novo milionário em Curitiba! Veja os bilhetes ganhadores de R$ 1 milhão e R$ 200 mil

No Brasil, são 8 os feriados nacionais: Fraternidade Universal (1.º de janeiro), Tiradentes (21 de abril), Trabalho (1.º de maio), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (12 de outubro), Finados (2 de novembro), República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro). O Carnaval não é feriado nacional, mas há estados com leis específicas que liberam o trabalho em pelo menos um dia para a festa popular.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.