Haru Matusuri

Descendentes de japoneses comemoram chegada da primavera

Foto: Gazeta do Povo

A chegada da Primavera será comemorada pela comunidade nipo-brasileira neste fim de semana (24 e 25 de setembro) com o 26º Haru Matsuri (Festival da Primavera). O evento será  na Expo Renault Barigui, no Parque Barigui, onde o público terá a oportunidade de assistir apresentações culturais e degustar o melhor da gastronomia oriental.

Promovido pela Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba, o evento tem a participação de entidades culturais, esportivas e religiosas. “O Haru Matsuri visa divulgar a cultura japonesa para a sociedade e agradecer a natureza pela beleza das flores”, diz Yuichi Oshima, coordenador geral do Haru Matsuri.

Durante dias o público terá a oportunidade de assistir atrações artísticas e culturais como taikô (tambores), karaokê (música), bom odori (dança) e artes marciais. Poderá visitar a feira de artesanato e bazares e degustar pratos da culinária oriental como sushi, sashimi, guioza, tepanyaki, yakissoba, udon, tempura, dorayaki, entre outros.

No domingo (25) os visitantes poderão assistir ao XXIV Gueinosai do Paraná – Festival de artes cênicas, organizado pela Aliança Cultural Brasil-Japão, onde participarão grupos de associações nikkeis de Curitiba, Londrina, Maringá, Assaí e Paranavaí.

Cultura

Os japoneses chegaram no Brasil há 108 anos. Na bagagem, trouxeram elementos da milenar cultura oriental, entre eles o amor à natureza. Para os nipônicos, a alma da planta muda de lugar segundos as estações do ano: na primavera a alma está nas flores, no verão nas folhas, no outono no caule e no inverno repousa nas raízes. E a tarefa do artista é descobrir justamente onde se encontra esta alma sutil nas estações e realçar sua beleza na poesia, pintura, ikebana (arranjo floral), dança, música e celebrações festivas.

Zeami Motokino (1363 -1442), um dos grandes nomes do teatro Noh, dizia que “a arte em flor só pode ser transmitida de coração a coração”. Para transmitir ao coração do curitibano este amor à natureza e celebrar a chegada da Primavera o jornalista e artista plástico Cláudio Seto idealizou, em 1990, o Haru Matsuri. Passados 26 anos, o festival cresceu e hoje é um dos principais eventos culturais e gastronômicos da cidade.

  • SERVIÇO
  • 26º Haru Matsuri de Curitiba (Festival de Primavera)
  • Local: Expo Renault Barigui – Parque Barigui
  • Horário: 24 de setembro (sábado) das 10 às 20 hs
  • 25 de setembro (domingo) das 10 às 18 hs
  • Ingresso: R$ 7,00 ou R$ 10,00 para os dois dias
  • (menores de 05 anos e acima de 65 anos são isentos)