Conectados

Curso em Curitiba vai ensinar idosos a mexer no celular

Foto: Luiz Costa/ Divulgação SMCS

Seus pais idosos, ou avós, têm dificuldade em mexer no telefone celular? Não sabem direito o que é o WhatsApp, muito menos como baixar um aplicativo? E você não tem muito tempo ou às vezes paciência para ensiná-los? Então fique atento ao Curso Básico de Smartphone Para Idosos, que será oferecido pela prefeitura de Curitiba, na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

O curso, desenvolvido pela Celepar, será feito em três dias: 18, 19 e 20 de setembro. É gratuito, tem 40 vagas e será dividido em duas turmas, uma de manhã (das 9h às 12h) e a outra a tarde (14h às 17h).

Conforme a prefeitura, durante os três dias de curso, os idosos vão aprender ferramentas básicas para utilização do aparelho, tais como download de aplicativos, navegação na internet, envio de mensagens e configurações gerais de manejo.

Para participar, o interessado deve ter mais de 60 anos, possuir um smartphone e fazer a inscrição na Rua da Cidadania (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade) ou pelo telefone 3374-5283. No final do curso, os participantes ganharão certificado de participação.

Inclusão

O objetivo principal das aulas é incluir digitalmente os cidadãos. Segundo a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone Lima, o curso é uma oportunidade de levar mais autonomia para os idosos. “A iniciativa facilita a vida de quem não tem intimidade com o celular. Como instituição, a Prefeitura acaba incentivando o idoso a utilizar aplicativos como o Saúde Já, para melhorar o acesso às consultas, exames e compromissos”, exemplifica.

Outra vantagem do curso é a sociabilização. Os idosos conhecem novas pessoas e usam os aprendizados no smartphone para continuarem o contato. Além disso, aprendem a utilizar aplicativos de mobilidade e educação, se incluindo na modernização. “O que eles aprendem é levado para o futuro. Popularizar o acesso à informação de uma maneira didática e estruturada é um grande passo”, conclui Simone.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Rejeitado pelo Coritiba, Dagoberto brilha no Londrina na Série B