Vantagem

Curitibanos poderão parcelar IPTU e ITBI parcelados no cartão de crédito

Foto: Cesar Brustolin / SMCS

A prefeitura de Curitiba vai permitir que os cidadãos utilizem cartões de crédito e débito para parcelar e pagar eletronicamente tributos como IPTU e ITBI, além de taxas e outras obrigações não tributárias. Por meio de decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca (DEM) e publicado nesta semana no Diário Oficial do Município, uma comissão especial foi criada para credenciar empresas que apresentem soluções para disponibilização do serviço.

+ Veja mais: Linhas de ônibus serão desviadas a partir de segunda-feira (23) por obra em trincheira

Hoje, os pagamentos são aceitos apenas em dinheiro ou por meio de boleto bancário. Embora o IPTU já possa ser pago em parcelas pelo contribuinte, no parcelamento com cartão de crédito a prefeitura receberia o valor integral de uma só vez, cabendo à operadora do crédito o risco de inadimplência e a responsabilidade pela cobrança. A quantidade de parcelas para o pagamento dos impostos no cartão não está definida.

A opção já é disponibilizada em diversos municípios do país. Segundo a Procuradoria-Geral do Município, mais detalhes do projeto ainda estão em estudo e serão definidos com a empresa prestadora do serviço, cuja contratação depende do lançamento de um chamamento público.

Friozinho e chuva (sempre eles) deixam cinzento o sábado na região de Curitiba