Pra ter o RG!

Curitibanos esperam 17 horas na fila para conseguir senha para mutirão do RG

A dificuldade de agendar horário para emitir uma nova via do RG pelo sistema do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) fez com que centenas de curitibanos madrugassem na fila da segunda edição do Mutirão da Cidadania, que começa nesta quinta-feira (1.º) na Rua da Cidadania do Boa Vista. O desespero é tanto que, para concorrer a uma das 400 senhas distribuídas, teve gente que esperou quase 17 horas na fila. Há dois anos a população enfrenta problemas para agendar atendimento no site do IIPR, órgão vinculado à Polícia Civil, sem que haja solução.

Foi o caso da autônoma Rosimari dos Santos, de 38 anos, que chegou à Rua da Cidadania do Boa Vista às 16h30 de quarta-feira (28) para garantir o atendimento junto com as filhas de 14 e 15 anos. Moradoras do bairro Santa Cândida, ela conta que tenta há três anos fazer a segunda via da sua carteira de identidade e das filhas pelo agendamento do Instituto de Identificação sem sucesso. Assim, sabendo do mutirão, se planejou para pernoitar na fila, garantir a senha e finalmente renovar o RG, o documento mais básico do cidadão brasileiro.

“Tem que garantir para não perder essa chance. Desde que a minha filha mais nova fez 10 anos estamos nesse vai e vem da Polícia Civil para fazer identidade e não dá certo”, reclama Rosimari. “Eu não tenho computador em casa, preciso ir na lan house, que abre às 9h, mas às 9h10 não tem mais senha”.

Mutirão causa fila gigante na Rua da Cidadania do Boa Vista! Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.
Mutirão causa fila gigante na Rua da Cidadania do Boa Vista! Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.

Precisa fazer o RG? Mutirão da Cidadania de Curitiba acontece até sábado!