Curitibanos comemoram Dia da Saúde no Barigui

Os curitibanos comemoraram o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril) e o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) com uma série de atividades físicas e culturais realizadas neste sábado (6) no Parque Barigui. Cerca de mil pessoas participaram da caminhada, exercícios e brincadeiras, entre elas a paraatleta Jerusa Geber, medalha de prata nos 100m e 200m nas Paralimpíadas de Londres no ano passado  e um dos ícones do vôlei brasileiro, o atleta Giba, além do prefeito Gustavo Fruet.

O dia ensolarado, com temperatura agradável também foi um incentivo para jovens, idosos e crianças participarem das atividades promovidas em parceria pelas secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Esporte, Lazer e Juventude; Secretaria de Estado da Saúde; e Ministério da Saúde, com apoio da Sanepar, Instituto Compartilhar e Grupo Escoteiro Tapejara.

Ao participar da caminhada, o prefeito destacou a importância da conscientização para prevenção da doença e promoção da saúde e deu uma boa notícia aos curitibanos: “No futuro teremos uma academia de saúde perto das unidades de saúde. É fato comprovado que quem participa de uma academia de saúde tem menores chances de desenvolver diabetes, hipertensão e depressão”, disse ele.

A auxiliar de enfermagem, Daniele Machado, 36 anos, afirmou, durante uma caminhada, que a mobilização da comunidade em favor da saúde deve acontecer com frequência. “O dia está perfeito para incentivar hábitos saudáveis”, comemorou. Maria de Lourdes Mocelin, uma das curitibanas que fez questão de aproveitar a manhã no parque, contou que já faz caminhadas e atividades com um grupo de amigas, dentro da programação de sua unidade de saúde. “Caminhar é ótimo, faz bem à saúde, melhora a disposição, o ânimo da gente. É muito bom, melhora tudo”, disse ela.

O secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior, concorda plenamente: “A caminhada é o primeiro passo para tirar alguém da cadeira, incentivar a prática de um exercício físico regular. Vamos trabalhar para criar muitas oportunidades como esta”, afirmou.