Ainda na adolescência, Franciny Ehlke começou a gravar e compartilhar relatos sobre a sua rotina escolar no Youtube. Do outro lado da tela, outros adolescentes que assistiam a Fran, como é mais conhecida, passaram a se identificar e acompanhar a vida daquela garota como se fosse uma amiga próxima.

continua após a publicidade

No início, eram apenas algumas dezenas de telespectadores, que logo viraram centenas. Hoje, oito anos depois da publicação dos primeiros vídeos, são milhões. A jovem de 23 anos soma mais de 15,4 milhões de seguidores no Instagram, 7 milhões no TikTok e 10,5 milhões de inscritos no canal do YouTube.

+Leia mais! Restaurante no Batel, em Curitiba, é destruído por incêndio na madrugada

Os números superlativos na vida de Fran não se restringem às redes sociais. A sua marca própria de maquiagem, Fran by Franciny Ehlke, criada em outubro do ano passado, faturou cerca de R$ 76 milhões nos primeiros seis meses de vendas. Vaidosa desde a infância, Fran é apaixonada por maquiagem, que é um dos temas centrais dos conteúdos que compartilha com seus seguidores, por meio de análises e tutoriais. Essa paixão se transformou em empresa por meio de um convite de Flávia Montebeller, CEO e fundadora da marca que produz a linha da influenciadora hoje.

continua após a publicidade

“É muito difícil crescer no Instagram e nas outras redes sociais sem as pessoas conhecerem a sua essência”, disse influenciadora e empresária Franciny Ehlke.

A receita do sucesso, na visão de Fran, é ter estratégia e bons produtos. Foto: Reprodução/Instagram.

+Benefício! Torne-se um membro da Confraria041 e ganhe 50% de desconto para assinar o UmDois Esportes

continua após a publicidade

A receita do sucesso, na visão de Fran, é ter estratégia e bons produtos. “A qualidade foi o que mais conquistou o público. Às vezes minhas amigas vão às lojas e as próprias vendedoras indicam meus produtos, por ser uma linha que está recebendo muitos feedbacks positivos”, revela a influenciadora, que pretende lançar novas makes e sonha com a expansão internacional. Lançamentos com o nome de Franciny Ehlke são praticamente garantia de sucesso. A jovem empresária também assina uma linha de roupas em ­cocriação com a marca My Favorite Things, que já tem ­modelos esgotados.

Boa parte do público de Fran são jovens adultos que cresceram junto com ela, assistindo seus vídeos no Youtube. “Eu acredito que sou grande no Instagram e no Tiktok pela base de fãs que eu conquistei pelo Youtube, que é a plataforma em que as pessoas mais te conhecem e ficam fiéis a você. É muito difícil crescer no Instagram e nas outras redes sociais sem as pessoas conhecerem a sua essência. Você posta uma foto lá, com “carão”, e pensam que você é metida. Nos vídeos do canal, veem que sou mais simples e brincalhona”, diz a influenciadora.

Histórias como a de Ehlke são inspiração para muitos jovens que também sonham em trabalhar como criadores de conteúdo na internet. A curitibana lembra que não é um caminho fácil, mas dá dicas para quem quer trilhar a mesma carreira. “No início eu era muito insegura e tinha muito medo do que os outros iam pensar, e acredito que isso é um bloqueio para muitas meninas e mulheres. Mesmo na época de escola, quando recebia críticas ou zombaria, eu focava naquilo que estava me fazendo feliz. Não dá para pensar só em números e resultados no primeiro momento. Se não der certo, tente de novo. O mais importante é ter persistência”.