Bicampeã

Curitiba vence prêmio nacional de excelência em gestão municipal

O prêmio Band Cidades Excelentes 2025, foi recebido na noite desta segunda-feira (15/2), em uma cerimônia em Brasília, Distrito Federal, pelo vice-prefeito, Paulo Martins. Curitiba, 15/12/2025. Foto: Divulgação

Curitiba conquistou o principal prêmio do Band Cidades Excelentes 2025 na categoria Capital – IGMA Geral da etapa nacional. A premiação, realizada pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, busca incentivar a melhoria da gestão pública municipal. O vice-prefeito Paulo Martins recebeu o prêmio em cerimônia em Brasília na noite de segunda-feira (15/2).

A capital paranaense, que também venceu a categoria em 2023, tornou-se bicampeã na 5ª edição do prêmio. Curitiba superou as outras finalistas, Vitória (ES) e São Paulo (SP), destacando-se em pilares como Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A avaliação é baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza 71 indicadores distribuídos em seis pilares. O processo envolve o uso de inteligência artificial e big data para analisar informações públicas atualizadas de todas as cidades do país, além de projetos enviados pelas próprias prefeituras.

Este reconhecimento se soma a outros recebidos por Curitiba em 2025, incluindo o título de capital com melhor qualidade de vida no Brasil pelo Índice de Progresso Social 2025 (IPS2025) e o Selo Ouro de excelência do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP).

Na etapa estadual do Paraná, Curitiba já havia se destacado entre as cidades com mais de 100 mil habitantes nas categorias Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e Educação, qualificando-se assim para a etapa nacional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.