Reforço

Curitiba vai ganhar mais 400 guardas municipais até o ano que vem

Prefeitura chama mais de 170 aprovados em concurso da Guarda Municipal.
Foto: Divulgação/SMCS

A partir de março do ano que vem, Curitiba vai contar com mais 171 novos guardas municipais, após convocação dos aprovados em concurso. Ao todo, 101 deles já estão na segunda etapa do chamamento, que prevê a realização dos exames médicos admissionais e a entrega da documentação, enquanto os outros 70 estão na fase de investigação de conduta. Todos devem ser nomeados em março de 2019.

Além dos guardas que estão no processo de capacitação, neste ano, já foram chamadas 60 pessoas para a Guarda Municipal, sendo que 59 foram nomeadas e se preparam para assumir a função. No início de 2019, ainda serão convocados outros 170 aprovados, totalizando 400 pessoas novas na corporação nesses dois anos. Todos os convocados foram aprovados em concurso público feito em 2015.

De acordo com o secretário de Administração  e Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves, o cronograma para o chamamento obedece à atual disponibilidade orçamentária do município.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Preparação especial

O secretário explica que, devido à complexidade da atividade e das especificidades do cargo, tanto a aprovação em concurso público quanto o chamamento têm várias etapas a serem seguidas.

Uma vez convocados, eles passam pela investigação de conduta, exame médico admissional, entrega da documentação exigida conforme o edital, e exame toxicológico, contratado e pago pelo candidato.

Após a nomeação, todos precisam passar pelo curso de formação técnico-profissional no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, com 740 horas-aula e provas ao fim de cada módulo. A realização do curso ocorre durante o primeiro período do estágio probatório.

Também faz parte desta etapa o estágio supervisionado por guardas mais experientes. Só depois de aprovado em todas as fases o candidato assume as funções. O grupo de 171 candidatos chamados deve fazer o curso de formação a partir de maio de 2019.

Atenção! Pode faltar água em 26 bairros de Curitiba e região nesta semana!

Voltar ao topo