Trânsito

Curitiba terá novo binário até o fim de janeiro, promete Greca

Novo binário no Sítio Cercado será formado pelas ruas Ourizona e Nova Aurora. Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Novo binário no Sítio Cercado será formado pelas ruas Ourizona e Nova Aurora. Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

O prefeito Rafael Greca (PMN) anunciou em sua conta no Facebook nesta terça-feira (15) a implantação de mais um binário em Curitiba – o terceiro desde que assumiu a gestão municipal em 2017. O novo binário – sistema de vias paralelas com tráfegos contrários de veículos – será entre as ruas Nova Aurora e Ourizona, no Bairro Novo, no Sítio Cercado. A previsão para entrar em funcionamento é no dia 29 de janeiro. Com isso, quatro novos semáforos serão colocados na região.

+ Leia também: Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-companheiro; sargento da PM, ele foi afastado

De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), a mudança no Sítio Cercado vai alterar o trânsito em praticamente toda a extensão das vias, entre nos cruzamentos com as ruas Pinhalão e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo. Neste trecho, a rua Nova Aurora terá sentido único em direção ao bairro Umbará e a Ourizona seguirá somente sentido Boqueirão.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Já nos próximos dias, novas placas de sinalização de trânsito começarão a ser instaladas. Depois, os pavimentos receberão nova sinalização horizontal. No entanto, todo o cronograma depende das condições do tempo.

Com o novo desenho de circulação, duas ruas transversais ao futuro binário também terão mudança. Na Rua Pinhalão, duas quadras (entre a Nova Aurora e a Ourizona) terão sentido único para a Ourizona. Já a Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, também no trecho de duas quadras, terá sentido apenas para a Nova Aurora.

+ Leia mais: Pescadores de Matinhos capturam raro marlin-azul de 300 quilos por engano!

Haverá ainda uma alteração de preferencial no cruzamento das ruas Nova Aurora e Mandirituba. O motorista que estiver dirigindo pela Rua Nova Aurora terá preferência em relação ao condutor que vir da Rua Mandirituba – que tinha, até então, a preferencial.

Dessa forma, o motorista que estiver na Rua Mandirituba deve parar no cruzamento com a Rua Nova Aurora antes de seguir, como já ocorre no cruzamento com a Rua Lupionópolis, que é a próxima rua paralela à Nova Aurora.

Novos semáforos

A região do Sítio Cercado terá quatro novos semáforos, para melhorar a fluidez de trânsito e a travessia dos pedestres. Os equipamentos, que já começaram a ser instalados, ficarão no cruzamento das ruas Tijucas do Sul com Ourizona, Tijucas do Sul com Nova Aurora, Nova Aurora com São José dos Pinhais e Ourizona com David Tows.

Impacto

De acordo com a Setran, as mudanças nas ruas Nova Aurora e Ourizona foram estudadas a partir do comportamento de motoristas e pedestres na região. Uma pesquisa demonstrou que o maior fluxo de veículos é pela Nova Aurora, o que justifica a alteração.

+ Leia mais: Bolsonaro assina decreto que facilita acesso às armas no Brasil

O binário do Sítio Cercado será o 3.º implantado por Rafael Greca desde que ele assumiu a prefeitura de Curitiba 2017. Antes, saíram do papel os binários Mateus Leme e Nilo Peçanha, entre os bairros São Francisco e São Lourenço, e Major França Gomes e João Alencar Guimarães, no Santa Quitéria.

Apesar da justificativa da prefeitura de que os modelos trazem mais segurança e agilizam o trânsito, o sistema vem sendo alvo de críticas por parte dos moradores. No bairro São Lourenço, moradores colocaram em questão o excesso de velocidade e o prejuízo no comércio da área. No Santa Quitéria, além de uma mudança de comportamento dos motoristas, que passaram a dirigir mais rápido, a preocupação foi também com a falta de sinalização.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Homem morre depois ser espancado e queimado vivo em Curitiba