Em reunião nesta terça-feira (24) com o governador Beto Richa, o prefeito Rafael Greca pediu o apoio do Governo do Estado para a execução de obras de infraestrutura prioritárias em Curitiba. Para isso, será criado um programa metropolitano que prevê a pavimentação de ruas por onde passam os ônibus, revitalização de avenidas e ampliação de viadutos.

continua após a publicidade

“Saio satisfeito da reunião com o governador e confiante de que teremos o apoio do Estado para em breve iniciar um grande programa de obras pela cidade. Curitiba volta a ser uma só, uma cidade metropolitana”, afirmou Greca. A audiência, realizada no Palácio Iguaçu, teve a presença do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel.

Entre as obras, Greca destaca a requalificação da Avenida Manoel Ribas, a continuidade da Via Veneto, melhoria no binário da Anita Garibaldi, duplicação do viaduto do Orleans e um grande programa de pavimentação das ruas que passam ônibus. “Essa medida é muito importante devido a integração metropolitana do transporte”, afirmou o prefeito. A proposta é que o Estado entre com recursos do ParanáCidade e a Prefeitura com desapropriação e projetos executivos.

O governador destacou a boa relação do Estado com a Prefeitura e defendeu que Curitiba precisa ser pensada como uma cidade metropolitana. “Temos hoje uma perfeita integração entre o governo e prefeitura para a melhoria da nossa cidade, principalmente com a volta da integração do transporte metropolitano. Por isso, vamos nos associar ao município para recuperar o pavimento que está muito deteriorado”, afirmou Richa.

continua após a publicidade

Ele citou ainda obras do Estado em execução na Região Metropolitana de Curitiba, como as duplicações da Rodovia da Uva, da Estrada do Cerne e da Rodovia João Leopoldo Jacomel.

Viaduto do Orleans

continua após a publicidade

Eduardo Pimentel destacou o bom relacionamento com o Governo do Estado e disse que uma das prioridades é o apoio para ampliar a capacidade de tráfego no Viaduto do Orleans sobre a BR-277, principal ligação entre os bairros do São Braz, Orleans e Campo Comprido.

“Como o viaduto não comporta mais a quantidade de veículos que transitam entre os bairros, fizemos essa primeira conversa com o Estado para encontrarmos uma alternativa para viabilizar essa importante obra de infraestrutura, que irá melhorar a vida dos moradores e motoristas da região”, afirmou Pimentel.

A intervenção no viaduto é uma reivindicação da população da região há muitos anos, devido aos recorrentes congestionamentos.