Crescimento profissional

Curitiba tem quase 4 mil vagas em Cursos Técnicos. Veja onde procurar

Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná

Diversas instituições estão com inscrições abertas para cursos técnicos em Curitiba e nos municípios da Região Metropolitana. Ao todo, são mais de 3,7 mil vagas para a capital paranaense distribuídas entre Senac, Senai, Tecpuc e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Há processos seletivos abertos para turmas do segundo semestre de 2018 e também para o ano que vem. Saiba quais são:

Senac

Foto: Divulgação/Senac
Foto: Divulgação/Senac

As inscrições para os cursos técnicos estão abertas nas duas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) localizadas na capital paranaense e também na unidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. A instituição oferece cursos com duração de até dois anos e o estudante não precisa passar por processo seletivo.

Na unidade Portão, há 114 vagas para os técnicos em Administração, Informática para Internet, Logística, Programação de Jogos Digitais e Técnico do Trabalho. As aulas iniciam em 7 de agosto. Já no Centro de Curitiba, é possível efetuar matrícula nos técnicos em Administração, Guia de Turismo, Logística, Meio Ambiente, Qualidade e Segurança do Trabalho. O número de vagas dessa unidade não foi informado.

Segundo o assistente administrativo Victor Lopes Gonzaga, para garantir a vaga é necessário, inicialmente, acessar o site do Senac informando o interesse pelo curso. A partir dessa solicitação, um funcionário entrará em contato com o candidato marcando a data para que ele possa se dirigir pessoalmente até a unidade.

Nessa reunião, será necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e histórico escolar do candidato. Também é necessário efetuar o pagamento da primeira mensalidade.

A unidade Portão fica localizada na Rua Calixto Razolini e atende pelo telefone 3314-5850. Já a do Centro fica na Rua André de Barros, 750 e o telefone é o 3219-4896. Em São José dos Pinhais, a instituição fica na Avenida Rocha Pombo, 3028.

Senai

Foto: Gerson Klaina/Arquivo/Tribuna do Paraná
Foto: Gerson Klaina/Arquivo/Tribuna do Paraná

Cerca de 2.100 vagas para cursos técnicos oferecidos em Curitiba e Região Metropolitana são oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai). As matrículas seguem até 6 de agosto e as informações para inscrição e preços das mensalidades podem ser consultados nos editais.

Em Curitiba, os cursos são ministrados em quatro unidades: Boqueirão, Portão, Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e Campus da Indústria . No campus primeiro deles, estão disponíveis os técnicos em Manutenção Automotiva e Administração.

Já na unidade Portão, são oferecidos Segurança do Trabalho, Logística e Desenvolvimento de Sistemas, enquanto na CIC é possível efetuar a matrícula em Administração, Mecatrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Mecânica, Química, Biotecnologia, Biocombustíveis e Sistema de Energia Renovável. Também há cursos de Modelagem do Vestuário, Manutenção e Suporte em Informática, Informática para Internet e Edificações no Campus da Indústria, localizado no bairro Jardim Botânico.

Na RMC, há ofertas de vagas nos municípios de São José dos Pinhais, Araucária, Campo Largo, Pinhais e Rio Branco do Sul.

Não existe limite de idade para a inscrição, mas o candidato precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Para se matricular, é necessário escolher o curso de preferência, preparar a documentação solicitada e procurar pessoalmente a unidade do Senai que oferece o curso de interesse. Ali, será necessário entregar os documentos. Alunos do Colégio Sesi possuem 30% de desconto nas mensalidades, sindicatos empresariais filiados à Fiep ganham 20% e ex-alunos do sistema recebem 10%.

IFPR

Foto: Maicon J. Gomes/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Maicon J. Gomes/Arquivo/Gazeta do Povo

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) disponibiliza quase 800 vagas gratuitas para 21 cursos técnicos diferentes oferecidos em Curitiba. A instituição abriu suas inscrições para o processo seletivo 2019 na última segunda-feira (16) e 80% das vagas são destinadas às cotas de inclusão social.

Na capital, há vagas para os técnicos em Administração, Contabilidade, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Eventos, Informática, Massoterapia, Mecânica, Petróleo e Gás, e Processos Fotográficos. Também há ofertas para Produção em Áudio e Vídeo, Programação de Jogos Digitais, Prótese Dentária, Radiologia, Saúde Bucal, Telecomunicações e Transações Imobiliárias.

Também há duas turmas no município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, com oferta de 80 vagas para os cursos técnicos em Administração e Informática.

Para concorrer, basta acessar o site do Instituto, onde os editais para cada processo estão disponíveis. As inscrições podem ser feitas até 27 de agosto e têm custo de R$ 50.

Os exames serão aplicados dia 14 de outubro, das 14h às 18h, e contam com uma prova objetiva e uma questão discursiva baseada no conteúdo dos anos finais do ensino fundamental. O resultado final do processo seletivo será divulgado dia 12 de novembro e as aulas começam no primeiro semestre de 2019.

O campus do instituto do IFPR está localizado na Rua João Negrão, 1285, no bairro Rebouças, e atende pelo telefone 3535-1606.

Tecpuc

Foto: Divulgação/Tecpuc
Foto: Divulgação/Tecpuc

O Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão (Tecpuc) oferece cerca de 600 vagas em sete cursos técnicos: Administração, Enfermagem, Mecatrônica, Publicidade, Química, Radiologia e Recursos Humanos. Não é necessário passar por processo seletivo e as inscrições seguem até esta segunda, 23 de julho

Para efetuar a matrícula, basta preencher o requerimento pela internet ou pessoalmente na Secretaria de Relacionamento do Tecpuc, localizado no campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (PUC-PR).

Além disso, o candidato deve enviar os documentos solicitados em cada curso junto ao comprovante de pagamento da primeira mensalidade. A documentação será analisada e, se estiver correta, a matrícula será oficializada. De acordo com a colaboradora da instituição, Amanda Bueno, os cursos têm duração de até dois anos e há opções para alunos que ainda cursam o ensino médio.

O Tecpuc é mantido pela Associação Paranaense de Cultura e atende pelo telefone (41) 3271-1395. Também é possível obter informações pessoalmente na Rua Imaculada Conceição, 1155.

Universidade Positivo

Foto: Allan Costa/Arquivo/Tribuna do Paraná
Foto: Allan Costa/Arquivo/Tribuna do Paraná

A Universidade Positivo oferece um único curso técnico: o de Enfermagem. Ele é presencial, com turmas distribuídas em módulos semestrais e tem duração de quatro semestres (1,8 mil horas). O curso é voltado para alunos que tenham concluído o Ensino Médio ou estejam cursando a partir do segundo ano.

Com 18 meses de curso, o aluno recebe certificado de Auxiliar de Enfermagem. Com 24 meses de curso, ele recebe diploma de Técnico de Enfermagem.

O período de inscrições começou em maio e vai até 26 de julho de 2018. O valor da mensalidade para este ano é de R$ 450.

O início das aulas está previsto para 25 de julho de 2018. Elas acontecem de segunda a sexta-feira, nas opções dos períodos matutino (das 7h30 às 12h), vespertino (das 13h30 às 18h) ou noturno (das 19h às 22h30) – o estágio de Assistência em Saúde Coletiva do período noturno será realizado no período vespertino.

A unidade onde o curso está disponível fica no bairro Mercês – Rua Jacarezinho, 1000.

Mais informações podem ser obtidas pela internet ou pelo e-mail campusmerces@up.edu.br.

Delator detalha participação de deputado em desvios milionários no PR