Pra que isso?

Curitiba tem madrugada mais quente dos últimos anos; no Litoral, chegou aos 30ºC

Pixabay

A onda de calor extremo não tem dado trégua nem na hora do sono em Curitiba e no Litoral do Paraná. O motivo para muito gente não conseguir dormir na madrugada desta quarta (2) para quinta-feira (3) na capital e nas praias foi o recorde de temperatura noturna em quase cinco anos. Os termômetros chegaram a 21,6ºC em Curitiba – bem próximo dos 21.8 ºC registrados em 3 de fevereiro de 2014, a temperatura noturna mais alta na capital desde quando começaram as medições do Simepar em 1999.

Mas não foi em Curitiba a temperatura mais alta da madrugada no Paraná. A noite foi mais quente foi em Pontal do Paraná, no Litoral, onde os termômetros chegaram a surpreendentes 26,8°C.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Em todo o Paraná as permaneceram altas nesta noite, com média entre 21°C e 24°C. Mas no Litoral o calor da madrugada extravasou. Além dos 26,8°C em Pontal, Antonina teve 23,5°C, Guaratuba 25,7°C e Paranaguá chegou a 26,5°C.

E o mais curioso é que esse pico de calor noturno precede uma frente fria. “Tem uma frente fria se organizando no Rio Grande do Sul e é normal a dianteira dessas frente provocar todo esse aquecimento”, explica Cezar Duquias, meteorologista do Simepar. “A situação de calor foi geral, em todas as regiões”, acrescenta.

De acordo com o Simepar, como a frente fria avança pelo Paraná já nesta sexta (4) , a próxima madrugada deve ser mais fresca. Mas até lá o calorão continua. O aquecimento rápido pode fazer com que o Paraná tenha novos recordes de temperatura durante a tarde desta quinta, embora pancadas de chuva possam surgir e amenizar o caldeirão.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!