Boletim coronavírus

Curitiba tem alta de casos ativos e 81% de ocupação nas UTIs para covid-19

Leito de UTI em hospital de Curitiba, que recebe pacientes com covid-19. Fotos: Guilherme Wille/SMCS

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) confirmou a morte de mais quatro moradores da capital por covid-19 e suas complicações. Além dos novos óbitos, nesta terça-feira (27), outros 383 casos de infecção por novo coronavírus também foram registrados na cidade. Os números mais recentes aumentam para 1.458 o total de mortes e para 51.390 o número de pacientes que testaram positivo, desde o dia 11 de março.

LEIA MAIS – Curitiba libera velórios de vítimas da covid-19 infectadas há mais 21 dias

Na lista de falecimentos da pandemia, estão mais dois homens e duas mulheres, que tinham entre 64 e 84 anos. Conforme a SMS, todas as novas vítimas da doença morreram nas últimas 48 horas e possuíam doenças crônicas como fatores de risco para complicações pela covid-19.

VIU ESSA? Região Metropolitana de Curitiba cria comitê para planejar volta às aulas nas redes municipais

Casos ativos e recuperados da doença

Conforme o novo boletim epidemiológico municipal, a capital paranaense tem hoje 3.490 pacientes na fase ativa e de transmissão da covid-19, número que é maior que o dos informativos divulgados há um dia e também, há uma semana. No dia anterior, eram 3.286 pessoas em fase de transmissão e há sete dias, o boletim do dia 20 de outubro trazia um total de 3.045 casos ativos.

Assim como índice de casos ativos, a soma de pacientes que já superaram a covid-19 também aumentou. No boletim anterior, Curitiba tinha 46.267 recuperados e sem sintomas da infecção pelo vírus Sars-Cov-2. Hoje, estes pacientes já são 46.440.

Nas UTIs do SUS

Nos hospitais de Curitiba que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de ocupação nos 285 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusivos para covid-19 é de 81% nesta terça-feira. Mas restam, segundo a prefeitura da capital, 55 leitos de UTI do SUS livres, que podem receber pacientes com diagnóstico confirmado de novo coronavírus ou com suspeita da doença.