Quem passou pelo Centro de Curitiba nesta segunda-feira (16) deve ter percebido que os semáforos para pedestres estavam diferentes, com um desenho que não é o tradicional dos equipamentos. Ter imagens diferentes nos semáforos de pedestres não é exclusividade da capital paranaense – a cidade de Berlim, por exemplo, é reconhecida por ter trocado o tradicional ícone dos equipamentos há mais de 50 anos. No entanto, em Curitiba, a alteração será temporária e faz parte de uma campanha de conscientização de respeito ao pedestre e às leis de trânsito.

+Leia também: Lei de Zoneamento de Curitiba é votada; confira o que pode mudar

Novidade, entretanto, é temporária e só vai durar durante campanha. Foto: Divulgação/SMCS/Lucilia Guimarães
Novidade, entretanto, é temporária e só vai durar durante campanha. Foto: Divulgação/SMCS/Lucilia Guimarães

De acordo com a prefeitura, a nova ilustração se refere ao personagem Tiba, criado especialmente para essa campanha. A novidade foi implantada de forma temporária em 56 semáforos para pedestres ao longo da Rua XV de Novembro, no entorno da Praça Tiradentes e, também, nos cruzamentos da Avenida Marechal Floriano com Rua Marechal Deodoro, Pedro Ivo com Desembargador Westphalen e André de Barros com Desembargador Westphalen.

A ação integra a programação da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito para este mês de setembro, no qual é celebrada a Semana Nacional do Trânsito (SNT), entre os dias 18 e 25. Em Curitiba, as atividades começaram no início do mês, com orientação sobre o uso da faixa de pedestres, um programa voltado à inclusão no trânsito e abordagens educativas em bares quanto à importância de não dirigir ao ingerir bebida alcoólica.

+Leia também: Obra em canaleta no Centro de Curitiba complica o trânsito

Ações diversas

Nos próximos dias, o Tiba dará diversas dicas sobre a importância de atravessar na faixa de pedestres, usar o cinto de segurança, obedecer a sinalização de trânsito, não beber ao dirigir, não usar o celular e respeitar os limites de velocidade. A abertura oficial da SNT em Curitiba acontece às 10h30 desta quarta-feira (18), no Salão de Atos do Parque Barigui, com a participação de órgãos públicos e privados ligados ao trânsito.

Empresário de Curitiba adapta autoescola pra quem vai tirar CNH e tem deficiência