O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPcD) de Curitiba retomará os encontros gratuitos para conversação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) neste sábado (21/2), das 8h às 12h, no auditório do órgão. O evento é aberto à comunidade surda e não-surda interessada em praticar ou conhecer essa ferramenta de comunicação inclusiva.

continua após a publicidade

Segundo Lidiane Rozendo, intérprete da Central de Libras do DPcD, os interessados podem comparecer diretamente ao local para participar das atividades propostas. A intenção é que os encontros ocorram mensalmente.

Em anos anteriores, as conversações em Libras foram realizadas em parques da cidade e nas Casas da Leitura, em parceria com outras secretarias municipais. A retomada dos encontros no DPcD visa oferecer um espaço dedicado para a prática.

De acordo com o Censo 2022 do IBGE, Curitiba possui 20.645 pessoas com limitações auditivas, mesmo usando aparelhos. Desse total, 6.114 não conseguem ouvir de modo algum e 14.531 têm surdez parcial. Iniciativas como essa buscam promover a inclusão e facilitar a comunicação com esse público.

continua após a publicidade

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência está localizado na Rua Schiller, 159, no bairro Cristo Rei. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com o órgão.