Atualização

Curitiba registra queda em mortes, infectados e casos ativos da covid-19

Pexels

O dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba, lembrada nesta terça-feira (8) com um feriado municipal, traz como boa notícia uma redução geral no número de casos, mortes e doentes ativos da covid-19. Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta tarde, foram registrados apenas 192 casos e sete mortes pelo novo coronavírus.

Apesar da inegável boa notícia, é preciso manter toda a cautela do mundo. O baixo número de novos casos confirmados se deve ao menor número de coletas, devido ao final de semana e aos dois dias de feriado em Curitiba. Nestes quatro dias só foram realizadas as coletas e exames dos serviços de pronto atendimentos, tanto públicos quanto privados.

Os detalhes dos números dessa semana serão dados em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura nesta quarta-feira. Vale lembrar que o vírus demora até 14 dias para se manifestar.

+ Leia mais: Feriadão movimenta praias, parques estaduais e passeios ao ar live em Curitiba

Desde o início da pandemia já são 1.082 mortes provocadas pela doença em Curitiba, segundo boletim da Secretaria Municipal da Saúde, e 36.408 casos diagnosticados da doença. De acordo com a atualização, os casos ativos representam um total de 4.613. Essas pessoas têm potencial de transmitir a doença. Até agora, 30.713 que pegaram a covid-19 já estão curadas.

UTIs do SUS

Neste domingo, a taxa de ocupação dos 349 leitos de UTI do SUS exclusivos para covid-19 é de 81%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença.