BALANÇO 2025

Curitiba reduz multas de trânsito em 34% após investimento em sinalização

Prefeito Eduardo Pimentel acompanha a instalação da nova sinalização de radares, na Av. Nossa Senhora da Luz, no Jardim Social. Curitiba, 24/01/2025. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Prefeitura de Curitiba registrou uma queda de 34,1% nas infrações de trânsito entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. A redução ocorreu após um investimento de R$ 54 milhões em melhorias na sinalização, infraestrutura e programas educativos.

De acordo com dados da Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), foram registradas 677.821 multas em 2025, contra 1.028.875 no ano anterior. A sinalização dos 155 pontos de radares da cidade foi reforçada com pintura no pavimento e aplicação de películas refletivas nas colunas para maior visibilidade.

Novas tecnologias para segurança

Entre as inovações implementadas estão 102 travessias inteligentes com barras de LED instaladas em cruzamentos movimentados. O sistema indica com luzes verdes ou vermelhas quando é seguro para pedestres e ciclistas atravessarem. Além disso, está sendo testada uma tecnologia para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual nas travessias.

A cidade também recebeu intervenções viárias, como correções geométricas e implantação de rotatórias, visando melhorar o fluxo e a segurança. Na sinalização, foram instaladas mais de 52 mil novas placas com nomes de ruas e realizados 321 km de nova sinalização horizontal.

As ações educativas tiveram papel importante, com mais de 79 mil pessoas alcançadas em 2025 através de programas como o Circuito Vivencial da Escola Pública de Trânsito e a campanha Ponto Cego, que orienta sobre áreas de visibilidade limitada dos motoristas de ônibus.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.