Parada Gay

Curitiba recebe a 13ª edição da Parada da Diversidade

Embaladas com muita música e quatro trios elétricos, milhares de pessoas participaram ontem da Parada da Diversidade, no Centro Cívico, em Curitiba. A festa contou com a tradicional bandeira colorida do movimento de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), que foi levada em todo o trajeto pela Avenida Cândido de Abreu, entre as praças 19 de Dezembro e Nossa Senhora da Salete. Bandas curitibanas recepcionaram os participantes em frente ao Palácio Iguaçu.

O tema da edição deste ano da Parada da Diversidade foi “Liberdade e Cidadania, Defenda a Democracia”. “Liberdade e cidadania são fundamentais, assim como a defesa da democracia, o que é cada vez mais importante. O fundamentalismo religioso está tentando interferir nos espaços do Executivo, do Legislativo e até do Judiciário. Isto não condiz com a democracia. As religiões devem coexistir e respeitar, sem perder a direção”, avalia Márcio Marins, coordenador cultural da Parada da Diversidade.

A transexual Maitê Schneider tirou fotos com muita gente durante a concentração da parada. Ela estava com o corpo totalmente pintado, obra do artista João Evangelista. A pintura demorou cinco horas para ficar pronta. “Nós estamos em todos os lugares. Curitiba precisa se abrir. Estamos em pleno século XXI. Esperamos que um dia a Parada da Diversidade seja realmente apenas uma celebração, e não um espaço para reivindicações”, comenta.

Integrantes do grupo Mães pela Igualdade, formado por mães de LGBTs, também estiveram na parada. “O grupo tem dois anos e há mães praticamente em todos os estados brasileiros. O nosso objetivo é a militância para buscar os direitos dos nossos filhos. Muitos são abandonados por suas mães. Estamos lutando pelos nossos filhos e por aqueles que foram abandonados”, ressalta Marise Félix, que faz parte do grupo no Paraná.

Recorde

Os organizadores da parada estimam que o público deste ano possa superar o recorde de 2009, quando, segundo a organização, 120 mil pessoas compareceram ao evento. A Polícia Militar não confirma.