Colorido

Curitiba recebe 250 mil flores de inverno

. Foto: Átila Alberti

Para enfrentarem as baixas temperaturas do inverno com o mesmo colorido que apresentam no restante do ano, Curitiba recebe esta semana cerca de 250 mil flores em seus parques, praças, canteiros e jardinetes. As novas mudas são de espécies que se adaptam melhor ao clima mais frio e devem resistir ao vento e à geada, garantindo flores mesmo na época mais gelada do ano.

No Jardim Botânico,os serviços foram encerrados na última terça-feira (26) com o plantio de 75 mil bocas-de-leão. Ali, os canteiros centrais ganharam flores na cor rosa e os demais espaços receberam mudas de cores variadas. Já os frequentadores do Parque Barigui vão se deparar com centenas de petúnias e, na avenida que liga o Centro da cidade ao bairro Santa Felicidade, foram plantadas mudas de amor-perfeito.

Todo o trabalho deve ser encerrado nesta sexta-feira (29) e a expectativa é de que as flores permaneçam belas até a próxima troca, em setembro, perto da transição para a primavera. “As flores, em geral, são trocadas com a frequência aproximada de três meses, respeitando o ciclo de vida da planta”, explica o diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

SERÁ QUE VALE? Conheça o “Uber dos ônibus”, que tá chegando em Curitiba!

Só que será preciso esperar um pouco mais para poder ver o inverno mais colorido. Isso porque a prefeitura plantou apenas as mudas e as plantas precisam ainda de mais algumas semanas para poderem florescer e dar o novo tom da estação. As mudas foram produzidas no Horto Municipal do Guabirotuba e as cores foram escolhidas especialmente para contrastar com os dias mais cinzas.