Saúde mental

Curitiba realiza 19 internações involuntárias de pessoas em situação de rua

Em janeiro, 19 pessoas em situação de rua foram internadas involuntariamente em Curitiba, a maioria após atendimento em serviços de urgência. As internações seguem um novo protocolo da Prefeitura, estabelecido em dezembro de 2025, que atualiza os critérios para atuação em situações críticas.

O trabalho é conduzido de forma intersetorial, envolvendo as secretarias de Saúde, Fundação de Ação Social (FAS) e Guarda Municipal. As internações ocorrem apenas em casos excepcionais, quando a pessoa coloca sua própria vida ou a de outros em risco.

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, explica que o objetivo principal é a reinserção social. O processo inicia com a estabilização do paciente na Unidade de Estabilização Psiquiátrica (UEP), seguido de tratamento hospitalar ou em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dependendo da evolução do quadro.

Após a alta hospitalar, o paciente continua sendo acompanhado pela Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura. A FAS busca a aproximação familiar, quando possível, e oferece alternativas de moradia temporária, capacitação profissional e encaminhamento para emprego.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.