Alta demanda

Para desafogar sistema, Curitiba promove mutirões de consultas médicas

Na imagem, a enfermeira Débora Leite. Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Para ‘zerar‘ as filas de consultas pré-agendadas e agilizar o atendimento de novos pacientes, Curitiba promove neste final de semana diversos Mutirões de Consultas, já a partir do próximo sábado (16). A ação é promovida pela prefeitura e consiste em disponibilizar algumas unidades de saúde aos sábados pela manhã para atender usuários que têm consultas médicas pré-agendadas em regiões da cidade onde há demanda reprimida pelo serviço.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O mutirão acontecerá nas unidades de saúde nos bairros Sítio Cercado, Campo do Santana, Tatuquara, Barreirinha, Tingui, CIC e Capão da Imbuia. Nessas unidades também serão ofertados agendamentos com a equipe de enfermagem para o sábado pelo Aplicativo Saúde Já. Os pacientes que aguardavam atendimento estão sendo chamados pelas equipes das unidades para as consultas com clínico geral.

Os mutirões de consultas servem para cobrir a demanda em busca de atendimentos médicos no momento. Isso porque as equipes de saúde estão se renovando, já que os cerca de 233 profissionais (86 médicos, 27 enfermeiros e 110 técnicos de enfermagem) que foram aprovados em concurso público estão no processo de contratação e assumindo os cargos.

A ação começará nas regionais com maior necessidade da recomposição das equipes nas Unidades de Saúde, como Bairro Novo, Boa Vista e Tatuquara, e vão seguir pelas próximas semanas até que os novos servidores comecem a trabalhar.

A contratação de novos servidores é uma medida que visa prevenir a deficiência do atendimento público de saúde, já que, desde 2017, cerca de 126,7 mil novos usuários foram cadastrados no sistema público de saúde de Curitiba, gerando maior demanda.

Novos profissionais

A Prefeitura divulgou a convocação de médicos e outros profissionais de Saúde aprovados em concurso na última quarta-feira (13/2). Conforme a classificação no concurso e seguindo os procedimentos legais para as nomeações, os novos profissionais serão chamados em breve para assumir os respectivos cargos pela Secretaria de Recursos Humanos.

Cronograma

Locais onde haverá o Mutirão de Consultas neste sábado (16/2) para usuários com pré-agendamento e chamados pelas Unidades de Saúde onde estão cadastrados:

8h às 12h – Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado)

9h às 13h – Unidade de Saúde Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana)

9h às 13h – Unidade de Saúde Santa Rita (Rua Adriana Zago Bueno, 743, Tatuquara)

8h às 12h – Unidade de Saúde Barreirinha (Rua Santa Gema Galgani, 353, Barreirinha)

8h às 12h – Unidade de Saúde Tingui (Rua Marins Alves de Camargo, 1.874, Tingui)

8h às 12h – Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, 5, CIC)

8h às 13h – Unidade de Saúde Iracema (Rua Prof Nivaldo Braga, 1.571, Capão da Imbuia)

Horário de verão termina sob ameaça de não voltar mais