Estiagem severa

Curitiba precisa de pelo menos quatro fins de semana chuvosos para aliviar crise

Chuva em Curitiba. Foto: Átila Alberti/Arquivo/Tribuna do Paraná

Finalmente, depois de um mês de setembro de déficit de chuvas, outubro veio trazendo alívio para a forte estiagem que atinge não só a Região Metropolitana de Curitiba como também o Paraná. Nos últimos dias, as chuvas somaram cerca de 60 mm nas últimas 24 horas e elevaram o nível dos reservatórios para 50,78% nesta segunda-feira (4). Mesmo assim, ainda é preciso o equivalente a quatro fins de semana chuvosos como este para resolver a crise hídrica da região.

LEIA TAMBÉM:

>> Chuva forte? Curitiba e cidades do PR em alerta laranja de tempestade nesta segunda

>> Até quando o tempo segue instável em Curitiba? Confira na previsão do tempo

No mês passado, as chuvas ficaram cerca de 60% abaixo da média. Na comparação anual, o déficit de chuvas este ano está em 268 mm. Conforme registros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a média histórica de chuvas de janeiro a setembro é de 1.041 milímetros na RMC, mas choveu 773 mm nesse período em 2021.

Além da RMC, o rodízio está mantido em Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Céu Azul, Jardim Alegre e Santo Antônio da Platina. A Sanepar mantém o monitoramento das vazões de rios e poços e avalia as condições pluviométricas para decidir qualquer alteração no sistema de abastecimento.

“As chuvas nesses primeiros dias do mês são excelentes, aliviam muitos sistemas no Interior, mas não resolvem a crise hídrica. Há um déficit hídrico e ainda temos um longo caminho até o fim do verão e a volta à normalidade”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna