Foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, um projeto de lei municipal que prevê a instalação de um Memorial da Cultura Cigana em um jardinete do bairro Guabirotuba. A iniciativa, de autoria da vereadora Professora Josete foi analisada em primeiro turno na Câmara Municipal de Curitiba nesta terça-feira.

continua após a publicidade

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

De acordo com a vereadora, o pedido partiu da própria comunidade cigana de Curitiba e o memorial deve ser o primeiro do Brasil dedicado a esse povo. No Brasil, explicou a vereadora, existem três etnias ciganas registradas, com idiomas, cultura e costumes próprios. Os primeiros imigrantes chegaram ao país em 1574, como consequência de um decreto português de deportação.

Apesar de apontar avanços nos últimos anos, a vereadora alertou que os ciganos “ainda sofrem preconceito e descriminação”. O projeto revoga a lei municipal 10.576/2002, que autorizava ao Executivo a construção do Memorial da Cultura Cigana, sem a especificação de um logradouro.

continua após a publicidade

Crochê feito por morador de rua de Curitiba é sucesso no bairro Hauer

continua após a publicidade