O prefeito Eduardo Pimentel inaugurou na manhã deste sábado (2) o mais novo parque de Curitiba. O Parque Papa Francisco fica localizado no bairro São Lourenço (Rua Reinaldo Hecke, 480), em região próxima ao Bosque João Paulo II, outro espaço verde da capital paranaense que homenageia a maior liderança católica do mundo.
O evento também teve bênção de animais, das pessoas que levaram seus pets, e também foi oferecido o serviço de microchipagem gratuita, além de orientações sobre guarda responsável dadas pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura. São Francisco, que foi quem motivou a escolha do nome do antigo Papa, era o padroeiro dos animais.
“Hoje é um dia de festa, de alegria. Estamos entregando o parque número 52, que vem com funções especiais de preservar o meio ambiente, conter a água das chuvas e evitar alagamentos, tão importante quanto o lazer e a segurança para as famílias aqui da região”, disse o prefeito. O evento contou com a presença de alunos e professores da escola municipal Doutel de Andrade.
+ Leia mais: Polícia Militar vai desativar companhia que atende quatro bairros de Curitiba

Este é o parque de número 52 de Curitiba e homenageia a autoridade religiosa que morreu em 21 de abril deste ano. O parque fica entre o Parque das Nascentes do Belém e o Parque São Lourenço, em uma área próxima aos riachos que formam o Rio Belém.
“Curitiba tem 68 metros quadrados de área verde por habitante, a cidade é referência e protagoniza ações de enfrentamento das mudanças climáticas. Esse parque é um exemplo de solução baseada na natureza, que é ter espaço para a água do rio se espalhar e não alagar casas, problemas que estamos vendo no mundo afora”, destacou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias.
A unidade de conservação terá função estratégica na contenção de enchentes do Rio Belém e contribuirá para reduzir o assoreamento do lago do Parque São Lourenço, funcionando também como área de contenção natural de cheias.
Vítima de infarto, morre colunista do jornal Gazeta do Povo
O parque também vai oferecer áreas de lazer, pista de caminhada em concreto armado e lago para contemplação em frente de araucárias. A parte central do Parque terá um portal em homenagem ao Papa Francisco, uma escultura de Jano, divindade da mitologia romana, chafariz, bancos e área de estar com paisagismo.
Também foi construída uma trilha no meio do bosque com deck para contemplação de uma cascata.




