Imunização

Curitiba faz repescagem para vacinar contra a covid-19 crianças nascidas em 2013 e 2014

Curitiba faz repescagem para crianças nascidas em 2013 e 2014, que perderam a data da primeira aplicação. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Com doses de vacina anticovid para crianças em estoque, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba fará nesta quarta-feira (9) repescagem para as crianças nascidas em 2013 e 2014 que perderam a data da primeira aplicação.

LEIA TAMBÉM:

>> “Covid é doença que criança alguma merece”, reforça Greca sobre a importância da vacinação

>> Menino Erick perde função pulmonar e família precisa novamente de ajuda. Bora colaborar?

>> Mulheres são mais resistentes à covid-19 e transmitem menos a doença, mostra estudo

Segundo estimativas da SMS, há nessas faixas etárias 29 mil crianças que não compareceram na data da convocação para a primeira dose.

Com o público chamado para esta terça-feira (8), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba terminou a convocação do público infantil elegível para receber a vacina contra covid-19 – crianças com 5 a 11 anos.  

Crianças das demais faixas etárias que não compareceram na data para a primeira dose deverão aguardar a convocação  de nova repescagem que depende da avaliação de estoque de imunizantes ou chegada de nova remessa – a exceção são crianças de 5 a 11 anos completos com comorbidades, que poderão se imunizar nesta terça-feira.

Quem já completou 12 anos, pode buscar a repescagem contínua nos pontos de vacinação anticovid para adolescentes e adultos. Já aquelas que forem completando cinco anos, após o encerramento da convocação devem aguardar nova chamada para repescagem.

O diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, reforça a importância da vacinação das crianças contra a covid-19, principalmente com o retorno das aulas presenciais.

“As vacinas já se mostraram eficazes na redução de casos graves e mortes, além de altamente seguras. Só com maior número de pessoas vacinadas poderemos reduzir a circulação do vírus , vacinar as crianças é um ato de amor e cuidado individual e coletivo, além de ser um passo à frente para vencermos a covid-19”, alertou Oliveira.

Onde vacinar

O atendimento para as crianças seguirá em dez Unidades de Saúde exclusivas, das 8h às 17h. Confira os endereços no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”.

Orientação para a vacinação

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já. Essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança.

Recomendações

A vacina contra a covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças. A recomendação é de que seja dado um intervalo de 15 dias.

Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar o intervalo para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas.

A vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Após a liberação da Anvisa, o Ministério da Saúde incluiu no dia 21 de janeiro a Coronavac na campanha de vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos.

Veja quem pode se vacinar nesta quarta-feira (9)

– Primeira dose
Repescagem de crianças nascidas em 2013 e 2014
Repescagem de crianças com 5 a 11 anos completos com comorbidades
Repescagem de pessoas com 12 anos completos ou mais

– Segunda dose
Pfizer e Coronavac: vacinados com a 1ª dose até 19 de janeiro
*Repescagem de Astrazeneca: vacinados com a 1ª dose até 10 de janeiro
Dose de reforço da dose única para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen até 9/12

– Terceira dose
Todos com 18 anos ou mais vacinados com a 2ª dose (Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac) até 30/9 
Imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com a 2ª dose até 12/1

– Quarta dose
Repescagem para os imunossuprimidos com 18 anos ou mais já convocados anteriormente

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro