Bem estar

Curitiba faz mutirão social para atender moradores em situação de rua

A Prefeitura de Curitiba fará nesta quarta mais um Mutirão Social Curitiba Que Não Dorme para atendimento à população em situação de rua. Foto: Ricardo Marajó/FAS
A Prefeitura de Curitiba fará nesta quarta mais um Mutirão Social Curitiba Que Não Dorme para atendimento à população em situação de rua. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Acontece nessa quarta-feira (31) o mutirão Curitiba Que Não Dorme, na Praça Rui Barbosa, Centro de Curitiba. A ideia, segundo a prefeitura da capital, é oferecer diversos serviços sociais e de bem estar para moradores em condição de rua da cidade.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

A ação, que acontece entre 9 e 17 horas da quarta, une serviços municipais e trabalhos voluntários da comunidade. “O Mutirão oferece vários serviços de secretarias municipais, além de grupos voluntários da sociedade civil. É uma estratégia conjunta para superação da situação de rua”, explica o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro. Nela, serão ofertadas assistência social, auxílio no encaminhamento a postos de trabalho, serviços de saúde, defesa social, meio ambiente, esporte e atividades culturais.

Na edição do mês de julho, estão incluídos dois novos serviços, o de orientação à higiene bucal, feito por voluntários, e sobre descarte correto de lixo e coleta de materiais, como lixo eletrônico, o que será feito por um caminhão do projeto EcoCidadão.

Há também o auxílio para dependentes químicos, situação comum para muitos dos moradores em situação de rua. Além das palestras psicoedutivas, comandadas por grupos de voluntários, os interessados podem contar também com orientações sobre dependência química, encaminhamentos para comunidades terapêuticas, além de corte de cabelo, distribuição de alimentos, verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

Bazar em Curitiba tem roupas e calçados de marca com até 70% de desconto