Curitiba está entre as mais sustentáveis do mundo

Curitiba é a única cidade da América Latina selecionada pelo estudo Centros de Sustentabilidade Global 2020, do Instituto Ethisphere, de Nova York, feito no ano passado para apontar as 10 cidades com maiores perspectivas de sustentabilidade, de hoje a 2020.

Foram avaliadas cidades com mais de 600 mil habitantes, nas seguintes áreas: Planejamento Ambiental; Saúde e Lazer; Educação, Arte e Cultura; Transporte e Habitação; Economia e Negócios; Legislação e Transparência; Comunicação; e Inovação.

Figuram na lista: Curitiba, Toronto (Canadá), Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Cingapura (Cingapura), Hyderabad (Índia), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dabi (Emirados Árabes), Melbourne (Austrália) e Frankfurt (Alemanha). O estudo está publicado, em inglês, no site www.ethisphere.com

O estudo cita como pontos fortes de Curitiba o transporte e a moradia acessível. “De um modo geral, o aspecto mais original de Curitiba é o sistema de ônibus, especialmente concebido para cobrir toda a cidade e usado por grande parte da população. A cidade também tem moradia a preços acessíveis.”

“Como não podemos voltar no tempo e mudar a concepção das cidades, o próximo passo lógico é planejar o futuro a partir de agora. Muitas cidades estão fazendo isso, respondendo às necessidades de seus cidadãos, desenvolvendo planos de sustentabilidade”, diz o estudo. “Este estudo mostra 10 cidades líderes, chamadas de Centros Sustentáveis Globais 2020. São cidades grandes, cosmopolitas e economicamente significantes.”

“Beneficiar o meio ambiente é um incentivo, mas, voltando para as causas das mudanças sociais, há também uma vantagem comercial para o desenvolvimento sustentável, que por sua vez também leva a uma maior qualidade de vida.”

O estudo também avaliou cidades de pequeno porte, com menos de 600 mil habitantes. Nesta lista aparecem como cidades sustentáveis: Copenhague (Dinamarca), Doha (Catar), Edimburgo (Escócia), Helsinque (Finlândia), Oslo (Noruega), Portland (Estados Unidos), Reykjavik (Islândia), Vitória (Canadá), Wellington (Nova Zelândia), Roterdã (Holanda).