enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Fenomenal

Curitiba terá eclipse total da ‘Lua de Sangue’ na próxima semana

Evento incomum, eclipse total da Lua em seu ponto mais próximo da Terra poderá ser visto perfeitamente pelos curitibanos

  • Por Redação / Tribuna do Paraná
Foto: Maicon J. Gomes/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Maicon J. Gomes/Arquivo/Gazeta do Povo

O começo da próxima semana ficará marcado por um evento incomum, o eclipse total da Lua. E não será qualquer eclipse, segundo dados do Observatório Nacional (ON), já que estaremos em período de Superlua, que é quando o satélite natural estará em sua máxima aproximação da Terra.

O eclipse total está previsto pra ser por volta das 2h40 da manhã de segunda-feira (21), mas o fenômeno começa a acontecer por volta das 0h30, com o encobrimento da Lua iniciando, o que é conhecido como eclipse penumbral.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A partir desse horário, a Lua passa a tomar uma cor avermelhada – chamada Lua de Sangue – durante toda a fase do eclipse total. A duração do eclipse será de 1h02 – até as 3h43 a Lua vermelha ainda poderá ser vista. A partir desse horário, a Lua volta a ficar cada vez mais iluminada, até o final do eclipse parcial, que será às 4h51. O eclipse penumbral termina por volta das 6h.

Horários

No Paraná, assim como em nove outros estados Brasileiros, o eclipse seguirá o horário já citado. Na tabela abaixo, fornecida pelo ON, é possível ver exatamente os horários que compõem o fenômeno.

Fase do eclipse Hora
Início do Eclipse penumbral 0h37
Início do Eclipse parcial 1h34
Início do Eclipse total 2h41
Fim do Eclipse total 3h43
Fim do Eclipse parcial 4h51
Fim do Eclipse penumbral 5h48

Perigeu

Às 18 horas, a Lua chega em seu período de maior aproximação da Terra, chamado de Perigeu. Por isso, o astro será visivelmente mais iluminado e com disco aparente maior neste dia, fenômeno conhecido como Superlua.

Assista! Temporal ‘arrasa’ Guaratuba e deixa balsa encalhada na baía

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

1 Comentário em "Curitiba terá eclipse total da ‘Lua de Sangue’ na próxima semana"


Michael Costa
Michael Costa
5 meses 28 dias atrás

Se as nuvens permitir…

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas