Curitiba discute política esportiva dos próximos 10 anos

A Prefeitura de Curitiba promove neste sábado e domingo a III Conferência Municipal do Esporte, que vai reunir atletas, líderes esportivos e estudiosos do setor, no bloco Azul do Centro Universitário Positivo (Unicenp). O encontro antecede a reunião nacional, na qual se discutirão temas para formalizar uma política brasileira na área esportiva para os próximos 10 anos. “A reunião é muito importante, ainda mais quando está se discutindo ações para organizar e promover a Copa do Mundo e a Olimpíada Rio 2016”, afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.

Os debates da conferência de Curitiba abordarão as diretrizes do Plano Decenal de Esporte e Lazer, do Ministério do Esporte, estabelecendo linhas estratégicas e ações, prazos para o desenvolvimento de esporte e lazer no país nos próximos 10 anos. As propostas levarão em conta as necessidades existentes no município.

Serão discutidos temas relacionados ao sistema nacional de esporte e lazer; formação e valorização profissional; esporte, lazer e educação; esporte, saúde e qualidade de vida; ciência, tecnologia e inovação; esporte de alto rendimento; futebol; financiamento do esporte; infraestrutura esportiva e esporte e economia.

Também serão definidas na conferência as indicações de 32 delegados que representarão Curitiba no encontro estadual, em maio, e na reunião nacional, com o Ministério dos Esportes, programada para junho. A escolha será feita entre representantes das entidades de prática de Esporte e Lazer, entidades acadêmicas e de pesquisa, estudantes, trabalhadores, movimentos sociais de esporte e lazer, organizações não governamentais, gestores e administradores públicos e parlamentares.