Mais 20 curitibanos morreram

Curitiba deve ter 50 mil pessoas com coronavírus, diz infectologista da SMS; casos confirmados são 10.673

Marion Burger é médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foto: Reprodução/Facebook

“A gente imagina que a cidade deve ter cerca de 50 mil pessoas com o quadro da infecção pelo novo coronavírus, nesses últimos meses”, afirmou a médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Marion Burger, na tarde desta terça-feira (14), durante a transmissão do boletim epidemiológico de Curitiba, pelas redes sociais. De acordo com a médica, os testes têm revelado que muitas pessoas foram contaminadas, ainda que não tenham sinais mais graves da doença.

LEIA MAIS – “O vírus não pula de uma pessoa para outra”, alerta secretária sobre uso de máscara no trabalho

“O que a gente visualiza, é que nas últimas duas semanas, muitos desses resultados laboratoriais mostram a infecção pelo novo coronavírus em pessoas com sintomas leves”, apontou Marion.

Recorde de mortes

Curitiba registrou seu recorde diário de mortes por covid-19 nesta terça-feira (14), com 20 óbitos. As novas mortes, somadas às anteriores, elevam o total para 287 falecimentos, desde o início da pandemia. Além das vítimas fatais, de acordo com dados divulgados pela médica infectologista, 233 novos casos de coronavírus foram confirmados na cidade, que chega à soma de 10.673 infectados.

VIU ESSA? “Tragédia humanitária”, diz agente sobre coronavírus em penitenciária da RMC

Ainda segundo o boletim diário, 4.569 moradores da Curitiba estão atualmente na fase ativa da doença, sendo capazes de transmitir o vírus para outras pessoas. Mas 5.817 pacientes já estão recuperados e liberados pelos médicos e autoridades de saúde do isolamento social de 14 dias. Outros 562 casos suspeitos são monitorados.

Vítimas fatais

Mais seis mulheres e 14 homens, com idades entre 47 e 99 anos, que moravam na capital paranaense não resistiram às complicações provocadas pelo coronavírus. Conforme a SMS, 18 das vítimas fatais estavam internadas em hospitais da cidade e dois óbitos ocorridos em unidades de pronto-atendimento estavam em investigação.

LEIA AINDAMunicípios compram milhões de doses de ivermectina, mesmo sem protocolo contra covid-19

Entre as novas mortes, 13 aconteceram nas últimas 24 horas e as outras sete, na última semana, nos dias 6, 7 e 10 de julho. Em Curitiba, cinco óbitos ainda aguardam o resultado dos exames laboratoriais para covid-19.

Internados em UTIs e enfermarias

Nos hospitais de Curitiba, a taxa de ocupação nas UTIs exclusivas para covid-19 da rede SUS é de 91% nesta terça-feira. Ao todo, são 555 pacientes diagnosticados com coronavírus estão internados em instituições públicas e particulares. Deles, 235 estão em leitos de UTI. Vão para os leitos exclusivos para covid-19 os pacientes que testaram positivo ou que têm sintomas e suspeita da doença.

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠ Acompanhe ao vivo o boletim de informações sobre o coronavírus com a médica infectologista Marion Burger. Tradução em Libras por Sônia de Paula.

Posted by Prefeitura de Curitiba on Tuesday, July 14, 2020

Coronavírus no Brasil


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?