Curitiba determina que parte do comércio feche para conter coronavírus. Veja lista!

Salão de beleza está entre os estabelecimentos que terão de fechar em Curitiba por causa do coronavírus. Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba determinou nesta quinta-feira (19) o fechamento de uma série de estabelecimentos para evitar circulação de pessoas e prevenir o avanço do coronavírus. O novo decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca também obriga idosos com mais de 70 anos a cumprirem isolamento domiciliar.

Entre os estabelecimentos que terão que fechar estão salões de beleza, casas noturnas, academias de ginástica e natação, cinemas, teatros, escolas de línguas, de música e de artes, autoescolas e tabacarias.

VEJA MAIS – Madalosso fecha pela 1ª vez em décadas por conta do coronavírus

Vão continuar funcionando supermercados, lojas em geral (calçados, roupas, etc),  mercados municipais, restaurantes, bares, lanchonetes, feiras livres, padarias, farmácias, postos de combustíveis e pet shops. Entretanto, a prefeitura orienta que estes comerciantes sigam medidas para evitar o contágio, principalmente em relação a aglomerações.

Distância

A principal recomendação é de que as pessoas mantenham 1,5 m de distância umas das outras dentro dos recintos. Para isso, bares e restaurantes terão de alocar mesas com esta distância. A mesma distância vale para as pessoas em filas e mesmo com os clientes dentro do estabelecimento.

LEIA MAIS – Procon-PR registra 700 reclamações de preço abusivo do álcool gel. Denuncie!

No caso de restaurantes por quilo, a recomendação é ainda mais severa para diminuir o contato do público com utensílios em geral. Os estabelecimentos terão que destacar atendentes exclusivamente para servir os clientes. Estes funcionários terão de usar luvas, touca e máscara.  

Idosos

O município também decretou o isolamento domiciliar obrigatório de idosos acima de 70 anos. Está proibido, inclusive, a visita a idosos em asilos.

No caso de idosos enfermos, será autorizada a presença de apenas um acompanhante, conforme a avaliação do responsável pelo asilo

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: