A guerra contra os fura-catracas ganhou um novo capítulo em Curitiba. A Urbs iniciou a instalação de barreiras nas estações-tubo para impedir que pessoas entrem sem pagar nos ônibus. A primeira a receber o dispositivo foi a estação China, no Bairro Alto. Nesta sexta-feira (10/10), se o tempo colaborar, será a vez da estação Passeio Público, no Centro Cívico, que terá barreiras instaladas em ambos os sentidos.

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Durante as obras, as estações seguem funcionando normalmente. Os dispositivos são colocados nas laterais, bloqueando aquele espacinho que os espertinhos usam para entrar nos ônibus sem passar pela catraca. A previsão é ambiciosa: instalar as barreiras em todas as 62 estações-tubo da cidade nos próximos 12 meses.

“As invasões prejudicam o transporte público, que deixa de receber a receita pelo serviço prestado e tem que ampliar gastos operacionais para reforçar a fiscalização e colocar anteparos e barreiras. Isso encarece custos e penaliza os passageiros que pagam corretamente as passagens”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

4 mil fura-catracas por dia

O problema é sério. Uma pesquisa feita pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) entre 11 e 17 de agosto deste ano flagrou 32.181 invasões em apenas uma semana. Isso dá uma média de 4.597 fura-catracas por dia. O número até caiu 14% em relação à pesquisa de março (36.729), mas ainda é alarmante.

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E tem estação que parece um verdadeiro “ponto de encontro” para quem não quer pagar passagem. A campeã de invasões foi a estação Marumby, sentido Terminal Portão, com impressionantes 1.022 casos registrados no período. Logo atrás vêm UTFPR sentido Pinheirinho (802), Osternack (796), Kennedy (673) e Praça Rui Barbosa sentido Centenário (615).

Mas quando falamos em proporção, o troféu vai para as estações Barigui, no Mossunguê. Lá, no sentido bairro, 34% dos usuários não pagaram passagem durante a pesquisa. No sentido Centro, o número também é alto: 21%.

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“As empresas realizam constantemente pesquisas para mapear os pontos com maior incidência de evasão e compartilham os dados com o poder público. Esperamos que essa iniciativa tenha o apoio da população, pois ela representa um avanço na busca por mais segurança e justiça para todos que utilizam e pagam corretamente pelo transporte público”, diz Angelo Gulin, presidente do Setransp.

A Urbs já adianta que, após essa primeira fase, mais estações receberão os dispositivos.

Novidade tecnológica

A empresa está testando outro modelo de barreira, dessa vez móvel, desenvolvido a partir da ideia de um passageiro. O sistema funciona através de contatos entre linguetas instaladas nas rampas e na estação-tubo, sendo acionado quando a rampa do ônibus encosta na plataforma.

Esse teste começou em março, na estação Morretes, no Portão. “Estamos avaliando, fazendo os ajustes necessários e se conseguirmos bons resultados o projeto pode ser homologado para ser implantado em outras estações-tubo”, diz Alceu Portella, gestor da área de manutenção da Urbs.