enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Curiosidade

Você sabe por que Curitiba também é chamada de CWB? Saiba como surgiu a sigla!

  • Por Gustavo Ribeiro - especial para a Gazeta do Povo
Foto: Reprodução/Facebook

Mais do que uma mera sigla, CWB virou sinônimo de Curitiba. Em vários lugares, as três letras são usadas para identificar a capital paranaense, seja na publicidade, sites de turismo e de companhias aéreas ou eventos.

Apesar de estar ligada diretamente a Curitiba, a sigla está oficialmente conectada ao Aeroporto Afonso Pena, que, na verdade, fica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. É esse código que vai nas etiquetas de bagagens para as empresas aéreas despachá-las.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Mas, afinal, por que o Aeroporto Internacional Afonso Pena recebeu essa sigla? Por que o W no meio disso tudo?

Primeiro é preciso explicar o motivo desses códigos com três letras. É basicamente um padrão criado em 1947 pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) para identificar aeroportos e áreas metropolitanas em todo o mundo e gerir corretamente o despacho de malas nos aviões.

+Leia também: Curitiba está sob alerta de temporal nesta sexta-feira! Fique ligado!

Quando um novo aeroporto é inaugurado e faz requisição de um código, a Iata procura alocar as três primeiras letras da cidade, de acordo com a resolução 763. Se dentro das 17.576 combinações possíveis a sigla já estiver em uso, então começam os ajustes, que muitas vezes não parecem fazer muito sentido. “Nem sempre há uma lógica por trás do sistema”, admite a própria Iata à reportagem da Gazeta do Povo.

É nesse limbo que caiu Curitiba. O Aeroporto Afonso Pena foi inaugurado em janeiro de 1946 e pelo sistema que entraria em funcionamento no ano seguinte, a sigla natural a ser adotada seria CUR, mas ela foi logo ocupada pelo Aeroporto Hato, em Curaçao,no Caribe, mais proeminente do que o recém-inaugurado campo de aviação brasileiro.

Por que não, então, CTB? Essa sigla também tinha dono mais importante: a cidade de Cut Bank, no estado de Montana, nos Estados Unidos. Outras combinações ainda lógicas estavam tomadas, como CUB (Owens Field, em Columbia, EUA), CRA (Craiova, Romênia), CRT (Crossett, EUA) e CTA (Catania, Itália).

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Por que o W?

Para contornar a falta de siglas para identificar o aeroporto, a Iata lançou mão de um código sem muita lógica aparente. A sigla base seria CUB, que teve a letra U substituída pela W. Em contato com a reportagem, a entidade não soube explicar o motivo da escolha,somente que se trataria de uma mera substituição aleatória.

Ou seja, teoricamente nenhuma relação com Winter (inverno, em inglês), que muita gente poderia imaginar. Existem lugares bem mais frios que Curitiba que não têm a letra W na sigla.

Casos curiosos como o de Curitiba são bastante comuns, inclusive no Brasil. Goiânia, por exemplo, é GYN e Vitória é VIX. Manaus é conhecido como MAO e Salvador como SSA. Há também as cidades e aeroportos que levaram ao pé da letra a resolução da Iata: Fortaleza (FOR), Joinville (JOI) e Recife (REC).

Greca manda fechar Cmei em Curitiba após alerta de moradora

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

10 Comentários em "Você sabe por que Curitiba também é chamada de CWB? Saiba como surgiu a sigla!"


Lutador Antifacista
Lutador Antifacista
15 dias 12 horas atrás

Vi muitas etiquetas com a sigla CWB mas nunca me interessei em saber o motivo da sigla, legal, tenho mais um conhecimento, pode não ser muito útil, mas sempre é conhecimento.

tioito silva
tioito silva
16 dias 4 horas atrás

Não poderia ser CUR, CTA, CTB, CBA? A matéria poderia ter sido um pouco mais aprofundada nesse sentido. Não achei razoável a explicação, parece mais uma ilação.

Andende
Andende
15 dias 12 horas atrás

Tem que saber ler e também interpretar!

Luiz Renato Ramos
Luiz Renato Ramos
15 dias 14 horas atrás

Pelo jeito não leu a reportagem …

Leia Pense Mais
Leia Pense Mais
16 dias 3 horas atrás

CTA diz na notícia, CUR fica nas Antilhas, CTB em Montana EUA e CBA eu não achei no google, rs.

CIC CIC
CIC CIC
16 dias 6 horas atrás

CWB maior empresa de turismo do pais que deu golpe em varias empresas e turistas de Curitiba e região… caiu no esquecimento … tribuna podia fazer algumas matérias com essas empresas massas falidas qual final, delas e clientes, como anda processos etc….

Márcio Lisbôa
Márcio Lisbôa
15 dias 23 horas atrás

Telebingão Milionário, Consorcio Garibaldi, Papa Tudo….

EMERSON JULIANI
EMERSON JULIANI
16 dias 7 horas atrás

Legal, não sabia disso, só conhecia a CWB Brasil, empresa de entretenimento, por coincidência é curitibana…

Alto De Tantas Glórias
Alto De Tantas Glórias
14 dias 11 horas atrás

É bem fácil resolver companheiro, pega suas coisas e vaza pro buraco que vc saiu.

EMERSON JULIANI
EMERSON JULIANI
15 dias 5 horas atrás

Talvés isso seja até uma forma indireta de fazer propaganda dessa empresa, pra ganhar o “Top of Mind”

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas