Boletim covid-19

Curitiba confirma menos de 10 mortes por coronavírus pela 1ª vez em quase um mês

Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

O novo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado nesta segunda-feira (24), revela que Curitiba tem mais 308 habitantes infectados com o novo coronavírus. Além deles, outras nove pessoas morreram em decorrência de complicações provocadas pela doença. Esta é a primeira vez que a capital registra menos de 10 mortes por covid-19, desde o dia 26 de julho.

LEIA MAIS – “Mortos por covid-19 em Curitiba agradecem e nos abençoam”, diz Greca em entrevista

Com a atualização dos números oficiais da pandemia, Curitiba chegou nesta segunda-feira a 30.225 casos confirmados e a 925 óbitos, contabilizados desde o mês de março. Entre as pessoas contaminadas, 4.514 estão na fase ativa da doença, sendo potenciais transmissoras do Sars-CoV-2. Mas a boa notícia é que 24.786 pacientes já venceram a covid-19 e estão recuperados.

Mortes por covid-19

As novas vítimas fatais da doença são cinco mulheres e quatro homens, que viviam em Curitiba e que tinham entre 64 e 92 anos. Além da idade, todas estas pessoas também possuíam doenças crônicas como fatores de risco.

VIU ESSA? Alerta! Diagnóstico de câncer cai no PR com pacientes não indo ao médico na pandemia

Conforme informações da SMS, oito destas mortes aconteceram nas últimas 48 horas e um dos falecimentos ocorreu na última sexta-feira (21). Ainda segundo a pasta, todos os pacientes estavam internados em hospitais públicos e privados da capital.

Menos de 80% de ocupação

Além da queda no número de mortes, a taxa de ocupação nas unidades de terapia intensiva (UTI) também vêm diminuindo a cada dia na capital paranaense. Nesta segunda-feira (24), Curitiba chegou ao terceiro dia consecutivo com uma ocupação inferior a 80%, com 78% dos 355 leitos de UTIs exclusivos para covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados.

Na cidade, segundo a administração municipal, há atualmente 77 leitos do SUS livres nos hospitais, prontos para receber pacientes com coronavírus ou com quadros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

E já diagnosticados com coronavírus, há hoje 588 pacientes internados em hospitais das redes pública e particular de Curitiba, sendo que 207 deles estão hospitalizados em leitos em UTI.

Coronavírus no Brasil