Smart city

Curitiba é a cidade mais inteligente do Brasil

Foto: Henry Milleo/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Henry Milleo/Arquivo/Gazeta do Povo

Curitiba desbancou São Paulo e agora é considerada a cidade mais inteligente do país. A conclusão é do Connected Smart Cities, levantamento que explora o desempenho de 700 municípios do país para definir o potencial de desenvolvimento de cada um deles. Apesar de patinar em áreas essenciais, como saúde e segurança, a boa avaliação da capital paranaense foi puxada por bons resultados nas áreas de investimento municipal, transparência e tecnologia.

A nova edição da pesquisa fez São Paulo, líder do ranking em 2016 e 2017, cair para o 2º lugar. Curitiba, que pleiteou o 3º lugar em 2016 e chegou à vice-liderança no ano passado, agora ascende ao título de cidade mais inteligente do país melhorando em sete dos 11 indicadores avaliados: urbanismo; tecnologia e inovação; economia; saúde; segurança; empreendedorismo e governança.

Nas áreas de mobilidade; meio ambiente; educação e energia, os outros eixos que serviram como base da metodologia, a cidade caiu ou continua fraca a ponto de não entrar no grupo das 50 mais bem avaliadas.

A pesquisa mostra ainda que é em governança que a capital mais paranaense mais se destaca, pulando do 3º para o 1º lugar. Para o cálculo deste tópico é assimilado o desempenho dos municípios em relação à escolaridade do prefeito; à Escala Brasil Transparente (EBT), que mede o grau de transparência pública; à disponibilidade de conselhos e o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IDFM) – cuja avaliação mais recente, de 2016, colocou Curitiba na 74ª colocação nacional.

Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

Entre os demais eixos que Curitiba também ocupa lugar de destaque estão urbanismo (2º lugar no ranking específico), tecnologia e inovação (3º) e empreendedorismo (2º). Por outro lado, os dados mostram claramente onde o planejamento precisa melhorar. Em saúde, por exemplo, a capital está em 33º lugar ; e em energia – um dos indicadores que trata principalmente de sustentabilidade – o município continua sem aparecer entre os 50 mais bem colocados.

Inovação

O levantamento ressalta ainda que um dos grandes fatores que contribuíram para o crescimento de Curitiba no ranking foi o fato de a cidade ter apresentado crescimento de 20% das microempresas individuais no último ano, além de sediar sete incubadoras de empresa e quatro parques tecnológicos – entre eles o Tecnoparque, projeto relançado em maio e que reduz impostos para empresas de base tecnológica.

Soma-se a isso os planos de transformar a cidade em referência em inovação com a criação do Vale do Pinhão, uma espécie de réplica do modelo empreendedor aplicado no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

“Curitiba este ano assume a liderança no ranking. E esse resultado demonstra a importância das ações de curto e médio prazo realizadas em anos anteriores e dos planos estratégicos das cidades, que devem ser mais do que planos de governo que não necessariamente sigam apenas o ciclo político de quatro anos, mas que prevejam estratégias e ações em diferentes tempos: curto, médio e longo prazo”, analisa Thomaz Assumpção, sócio da Plataforma Connected Smart Cities e presidente da empresa de consultoria Urban Systems, uma das responsáveis pelo levantamento.

Perdendo a liderança, São Paulo caiu por piorar nos eixos de tecnologia e inovação (passando do 2º para o 4º lugar); empreendedorismo (1º para o 9º lugar) e economia (3º para o 7º lugar). Mesmo assim, a maior cidade do país continua sendo a melhor nos quesitos mobilidade e acessibilidade; e urbanismo.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Corpos mumificados, fetos, esqueletos. Você já conhece o Museu do IML?